Dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Em nosso local de trabalho, normalmente passamos mais de um terço do dia. Você não acha que ter um bom ambiente de trabalho é essencial para ser mais feliz? Especialistas em RH e psicologia concordam que a positividade na jornada de trabalho aumenta a motivação e, portanto, a produtividade da empresa.

Nem sempre se trata de produzir e produzir mais, estar confortável no seu local de trabalho é muito importante para a sua saúde, ajudará na sua concentração e fará com que o dia passe mais cedo e por isso ir trabalhar é uma motivação para promover o seu perfil profissional para o sucesso. É por isso que hoje lhes contamos alguns truques para criar um bom ambiente de trabalho.

 

Dicas para um bom ambiente de trabalho

 

Cuide do espaço de trabalho

Se tem que começar por algum lado, é pelo espaço de trabalho, é muito importante ter um ambiente de trabalho bem iluminado e ventilado, com uma temperatura agradável para todos.

Não se esqueça da organização e da limpeza, pois afetarão nosso estado emocional e produtividade, para que seja correto é importante proporcionar aos colaboradores espaços e materiais para fazê-lo da maneira correta. Também ter mensagens positivas ou uma decoração ao seu gosto sobre a mesa são bons aliados.

 

Áreas de descanso

Construa espaços de descanso aconchegantes e confortáveis. Se pensamos que trabalhando 8 horas ininterruptas somos mais produtivos, estamos errados, de acordo com um estudo de 2014 da Universidade de Toronto, o tempo ideal para maximizar a produtividade é 17 minutos de descanso para cada hora de trabalho intenso.

Sem dúvida, as pausas são essenciais para dar oxigênio à mente e separar a visão da tela por alguns minutos, já foi demonstrado que não parar para fazer pausas de vez em quando reduz a capacidade de atenção e a lógica de maneira significativa.

A fim de melhorar a produtividade e o bem-estar de seus funcionários, muitas empresas oferecem uma sala onde eles podem parar para descansar, conversar e se desconectar um pouco do trabalho ao lado de uma cafeteira, em poltronas ou em hobbies.

 

Promova autonomia e confiança

A confiança é fundamental para gerar comprometimento, mas é sempre um aspecto muito difícil de se trabalhar na empresa. Às vezes, um voto de confiança no trabalhador vale mais, e deixá-lo trabalhar com autonomia e liberdade do que ter alguém sempre por cima do seu trabalho. Desta forma, você se sentirá mais valorizado e valorizado, permitindo um ambiente de trabalho tranquilo, onde o trabalhador não se sinta pressionado ou espionado.

 

Comunicação e respeito

O ser humano é comunicativo por natureza e uma boa comunicação baseada no respeito é essencial para a existência de um bom ambiente de trabalho. Claro, é ingênuo pensar que todos os integrantes de uma empresa podem se dar bem, mas sim, valores como tolerância, harmonia e respeito podem ser promovidos para que um clima de boas energias e pensamento positivo seja consumido.

Isso também inclui uma boa comunicação entre os vários níveis hierárquicos. O respeito entre funcionários e superiores deve ser mútuo e um diálogo saudável e dinâmico pode ser a chave para resolver efetivamente os obstáculos ou mal-entendidos no dia a dia. Um comentário construtivo sobre o tempo economizará tempo e esforço de todos.

 

Seja sempre grato

Com todos, mesmo que tenham ajudado ou simplesmente feito o seu trabalho, se foi você que recebeu, agradeça. Isso mostra que você valoriza o papel deles e que eles estão na sua equipe, gostaria que eles também fizessem isso no seu trabalho? Pense nisso e você encontrará a resposta.

 

Cooperar não é competir

Trabalhar é difícil, especialmente quando você não tem uma boa equipe por trás de você. Portanto, para fazer um bom trabalho é importante ter uma boa equipe. Conscientize todos os trabalhadores de que estão remando na mesma direção, dentro da estratégia do negócio.

Eles podem propor gamificação dinâmica e de técnicas para estimular a motivação no trabalho, mas evitar a competição entre os pares, tudo o que pode gerar ressentimentos e problemas dentro de uma equipe é melhor apostar em outras técnicas.

 

Comemore conquistas

Normalmente apenas comunicamos os maus resultados, para buscar melhorias, mas também é muito importante fazer com que toda a empresa participe da boa notícia. Comemore as conquistas sem perder a visão do trabalho e o desejo de melhorar rumo a novos e maiores objetivos.

Visite: Endereço Fiscal em Ribeirão Preto