Empresas de bilhões: veja as companhias mais valiosas do mundo

Conheça um pouquinho da história dessas empresas bilionárias

Já parou para pensar o que empresas como Shein, Discord, Canva e Tinder têm em comum? Bom, que elas foram responsáveis por grandes mudanças no mercado não é novidade, mas todas essas empresas são consideradas startups unicórnios. E que seria uma empresa unicórnio?

Unicórnio é uma figura mitológica que faz referência a um grande feito, nesse caso, o feito de ter como sua empresa avaliado em 1 bilhão de dólares ainda com seu capital fechado. Não é à toa que os adeptos ao venture capital estão sempre à caça dos unicórnios.

Conheça agora algumas companhias bilionárias.

Shein

Avaliada em 100 bilhões de dólares e criada em 2012, a Shein é uma varejista eletrônica global de moda e muito estilo. Seu maior comprometimento é tornar a moda acessível a todos. Através do uso de tecnologia de fabricação sob demanda, ela busca conectar fornecedores para a cadeia de suprimentos ágeis, reduzindo o desperdício com estoque.

A empresa hoje já consegue clientes em mais de 150 países, trazendo em seu catálogo uma grande variedade de tamanhos de roupas e acessórios.

Canva

Fundada também em 2012, hoje essa empresa australiana é avaliada em 40 bilhões de dólares. O canva é uma plataforma de design gráfico que promete a seus usuários facilidade na hora de criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres, entre outros conteúdos visuais. Disponível de maneira online em todos os dispositivos móveis, ela integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações.

Discord

Criada em 2015, o Discord é uma ferramenta muito popular dentro da comunidade gamer. Hoje a empresa está avaliada em 15 bilhões de dólares e, portanto, temos que admitir que ela possui seu valor. Acredita-se que muito da sua popularidade se dá ao fato de ser uma plataforma gratuita e de excelente qualidade, que durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, foi muito utilizada por empresas para facilitar a comunicação.

Loggi

Essa empresa brasileira fundada em 2013 na cidade de São Paulo, hoje avaliada em 2 bilhões de dólares, é conhecida por todo o país como uma excelente transportadora. A empresa realiza coletas de encomendas para grandes, médias e pequenas empresas, prometendo realizar entregas rápidas em todo território nacional. Em 2020, por conta da pandemia e do grande aumento de compras pela internet, a empresa cresceu significativamente, impactando todo o setor.

Neon

Outra empresa brasileira fundada em 2016 e muito bem avaliada em 2 bilhões de dólares, a Neon é uma fintech que possui como missão reunir tecnologia e design para simplificar a experiência financeira de seus clientes.

Quando ainda era chamada de Controle, a empresa oferecia um cartão pré-pago que ajudava as pessoas a pouparem dinheiro para os mais diversos objetivos, como viagens, compra de um carro, morar sozinho etc. Agora, a Neon promete uma conta sem burocracias e com muita liberdade para movimentar seu dinheiro.

Deezer

Essa empresa francesa foi fundada em 2017 e hoje é avaliada em 1 bilhão de dólares. A Deezer é um serviço de streaming de áudio disponível para usuários de mais de 180 países. Atualmente a plataforma possui 90 milhões de músicas e mais de 100 milhões de playlists. É uma empresa de capital fechado com sede em Paris e escritórios por todo o mundo, como por exemplo, em Londres, Berlin, Miami e São Paulo. 

iFood

Para fechar essa lista de empresas bilionárias, nada melhor que citar mais uma empresa brasileira. O iFood foi fundado em 2011 e hoje está avaliado em 5 bilhões de dólares. Trata-se de uma empresa que aproxima restaurantes, clientes e entregadores de forma simples e prática.

O iFood começou sua história fora do mundo digital com o Disk Cook, um guia impresso de cardápios com uma central telefônica por onde você fazia seu pedido. A ideia da criação de um aplicativo foi para aprimorar essa ideia. Hoje, o iFood já está presente em dois países, Brasil e Colômbia, e é uma forte referência no ramo na América Latina.