Como usar códigos promocionais para impulsionar seus resultados

Como usar códigos promocionais para impulsionar resultados? Confira as principais dicas para aplicar essa estratégia de marketing em seu negócio!

Todo mundo adora economizar dinheiro. Na verdade, pesquisas mostram que o consumidor moderno tende a fazer compras para encontrar varejistas que oferecem os melhores descontos – ou simplesmente espera até que suas marcas preferidas ou itens desejados estejam à venda antes de fazer uma compra.

Ao integrar código de desconto em seus e-mails de marketing e automações, você pode incentivar os clientes a comprar enquanto já estão pensando em seus produtos.

Se você opera uma loja Shopify ou BigCommerce, pode gerar códigos promocionais em sua loja e adicioná-los ao seu e-mail ou campanhas de automação com um bloco de conteúdo de código promocional de arrastar e soltar. Em seguida, acompanhe o desempenho deles diretamente por meio de seus relatórios de campanha.

Como usar códigos promocionais para impulsionar resultados

Essas dicas ajudarão você a aproveitar ao máximo os códigos promocionais.

Segmente os clientes certos

Mensagens personalizadas aumentam a eficácia do marketing. E como as poderosas ferramentas de personalização permitem que você envie conteúdo sob medida com base nos interesses, localização, dados demográficos, atividade de compra de um cliente e muito mais, você pode experimentar diferentes técnicas e segmentos até encontrar as melhores combinações para o seu negócio.

Considere, por exemplo, adicionar um código promocional a uma automação de aniversário para mostrar aos clientes que você está pensando neles em seu dia especial. Ou adicione um código promocional a uma automação de boas – vindas para encorajar novos assinantes a fazer sua primeira compra em sua loja.

Encontre a hora certa

Os códigos promocionais trarão tráfego para sua loja (e, por sua vez, ajudarão você a vender mais coisas), então seja estratégico ao usá-los.

Sua empresa costuma ficar mais lenta por um ou dois meses ao longo do ano? Ao conectar sua loja online, você pode acompanhar a receita de sua campanha ao longo do tempo, dando a você uma visão sobre a sazonalidade de seu negócio.

Adicione um código promocional ao seu calendário para direcionar o tráfego adicional para sua loja e aumentar as vendas durante os períodos de vendas. Ou planeje seus códigos promocionais em torno de datas e feriados específicos para incentivar os clientes a escolher sua loja quando estiverem procurando o presente perfeito ou item sazonal.

Um desconto oportuno pode ser benéfico tanto para seus clientes quanto para sua empresa, mas confiar em códigos promocionais com muita frequência pode, na verdade, ter o efeito oposto e fazer com que os clientes desistam. Estar atento à frequência e cadência de seu marketing por email – e ao momento de suas promoções nesses e-mails – ajudará a manter os clientes engajados e a fazer com que cada promoção pareça especial.

Amplie a oferta certa

Depois de determinar o segmento de clientes que gostaria de segmentar com códigos promocionais e quando gostaria de segmentá-los, é hora de pensar sobre os detalhes da própria oferta.

Os compradores online gostam de receber e-mails oferecendo descontos em produtos que já visualizaram, portanto, considere adicioná-los às automações de seu carrinho abandonado para incentivar os clientes a concluírem a compra. Os usuários do Shopify podem até combinar códigos promocionais com e-mails de retargeting de produtos para lembrar os clientes sobre os itens que visualizaram e incentivá-los a fazer uma compra.

Descontos de preços x frete grátis

A pesquisa mostrou que os incentivos ao envio têm taxas de conversão mais altas do que os descontos de preços. Mas não tenha medo de experimentar diferentes tipos de promoção – dólares de desconto, porcentagem de desconto ou frete grátis – para ver qual ressoa mais com seus clientes.

Mailchimp obtém descontos automaticamente de sua loja online, então é fácil para você encontrar o que funciona melhor para o seu negócio. Uma maneira de testar a eficácia de uma oferta é incluir todos os tipos de desconto em uma série automatizada. Apenas certifique-se de levar em consideração como esses descontos afetam sua margem de lucro.

Datas de expiração

Um senso de urgência em suas mensagens pode ser a única coisa para convencer os compradores em cima do muro a comprar algo em sua loja online. Tente especificar uma janela de tempo limitado, como “Apenas esta semana!” ou “liquidação 24 horas!” – para seus códigos promocionais para que as pessoas saibam que precisam agir rápido.

Crie a aparência certa

Um código promocional eficaz é atraente e fácil de ser lembrado pelos clientes, portanto, considere cuidadosamente as convenções de nomenclatura e o estilo de seu código promocional e blocos de código.

Ao criar seu código no Shopify ou BigCommerce, certifique-se de selecionar um nome memorável que se alinhe à sua promoção. Em seguida, personalize a aparência do bloco de código promocional em seu e-mail para que corresponda ao design e à marca de sua empresa.

Ajuste os estilos de fonte e botão, modifique o alinhamento do texto, adicione uma cor de fundo ou use os ativos de sua marca existentes para criar um visual que chamará a atenção do seu público.

Os códigos promocionais são um incentivo importante no kit de ferramentas de um comerciante de pequenas empresas, porque são fáceis de rastrear e otimizar. Você pode monitorar sua taxa de conversão, o ROI da promoção e quanto dinheiro você ganhou.

Você pode até usar um código diferente para cada canal, para que possa monitorar o desempenho de cada um e aprender lições valiosas para campanhas futuras.