Afinal, o que é uma “persona de marketing”?

A persona de marketing ou comprador é uma representação de seu cliente ideal com base em algumas pesquisas de mercado e dados reais provenientes de seus clientes existentes. 

 

Ao criar uma pessoa de marketing, coletamos informações sobre dados demográficos do cliente, padrões de comportamento, motivações e objetivos. Quanto mais detalhado você for, melhor.

 

Mais detalhadamente, o termo Marketing de Personalidade significa todas as características que descrevem um grupo de pessoas que são clientes potenciais de nosso produto ou serviço. 

 

Nossos clientes empresariais podem ser classificados e tentar encontrar características comuns a eles, a fim de atrair pessoas que tenham essas características.

 

Qual é a utilidade do Persona Marketing para nós?

Todas as mensagens publicitárias que transmitimos devem ser formatadas de forma adequada, de forma a influenciar e convencer o público sobre os nossos produtos ou serviços. 

 

Cada público tem características diferentes e é influenciado por mensagens diferentes. Por isso, precisamos conhecer muito bem esses recursos e comunicar as mensagens publicitárias adequadas. 

 

Pegamos como exemplo uma nova marca de sapatos femininos, esse produto precisa de alguém que irá usá-lo, aí entra o papel da persona, criar um “personagem” ideal para aquele determinado produto.

 

Quais são essas características que precisamos coletar?

Abaixo, listamos uma série de recursos que você deve coletar para o público que deseja abordar. Dependendo do serviço ou produto, alguns recursos são mais importantes do que outros.

1. Cargo

  • Informações importantes sobre a empresa onde a Persona trabalha, como tipo de negócio, tamanho, etc.
  • Detalhes sobre o papel do homem na empresa

2. Demografia 

  • Idade
  • Renda – situação financeira
  • Localização
  • Escolaridade
  • Estado civil

3. Metas e desafios pessoais 

  • Objetivo Principal
  • Objetivo Secundário
  • Como podemos ajudar a atingir a meta?
  • Problema Primário – Desafio
  • Problema Secundário – Desafio
  • Como podemos resolver os problemas?

4. Valores e Medos 

  • Valores-chave – Sistema de valores
  • Preocupações comuns durante o processo de venda

 

5. Mensagem emocional

  • Que mensagens movem a pessoa?

 

Como podemos coletar esses dados?

Primeiro, precisamos ver onde seus clientes estão registrados. Existe um CRM, um sistema ERP, o Google Analytics está devidamente configurado na loja online? Estes são apenas alguns dos sharewares de definição de metas que você pode usar. 

 

Outra abordagem é fazer uma pesquisa de mercado. Crie um questionário adequado e envie-o por e-mail ou mesmo por telefone para o maior número possível de clientes em potencial.

 

Depois de coletar os dados, como podemos usar esse conhecimento?

O objetivo é anunciar os produtos ou serviços certos para as pessoas certas descritas em Marketing Personas. 

 

O objetivo final são vendas bem-sucedidas. Primeiro, precisamos criar imediatamente um Plano de Ação com ações promocionais que possam influenciar e comunicar nossa mensagem. 

 

Tais ações podem ser a construção de um novo site ou a correção de um já existente para ser mais amigável com o público que identificamos. Aqui estão algumas ações.

 

  • Criação de uma campanha de mídia social
  • Crie uma campanha de Automação de Email
  • Criação de um blog com artigos relacionados
  • Vídeo do youtube