Qual a Importância das Urls Amigáveis no SEO?

O comércio eletrônico se beneficiou muito nos últimos meses, e tanto empresas novas no setor quanto mais experientes viram a necessidade de melhorar suas práticas online para atrair ou fidelizar clientes. Um bom projeto de SEO favorece diretamente o alcance dos usuários ao site, além de trabalhar o posicionamento e a imagem da marca na internet.

Entre as diversas etapas que envolvem uma estratégia de SEO está a edição de URLs de forma amigável. Isso não quer dizer que elas vão sorrir para o usuário, mas, sim, que facilitam a identificação de páginas, favorecendo também o algoritmo de buscadores como o Google a rankear seu site com mais veracidade.

A seguir você entende mais sobre a importância de manter a maioria das URLs de um site amigáveis, e como pensar esse processo de forma inteligente.

O que é uma URL amigável?

Uma URL é o endereço que aparece na barra de endereço dos navegadores (www.nomedosite.com.br). Esse endereço é o que torna possível o acesso dos usuários via digitação ou que o Google, Bing, Yahoo e demais buscadores tenham acesso aos dados do site para posicioná-los em suas páginas de resultados.

Portanto, uma URL amigável é aquela que, ao ser lida, pode ser compreendida pela maioria das pessoas, ajudando a identificar o local em que ela está no site e também transmitindo mais segurança. Uma loja online com a URL lojaonline.com.br/carrinho/produtos-comprados é mais confiável que uma URL lojaonline.com.br/23987rhfwq908ehgbwfg9ouwdfn, certo?

Além disso, os links estão por todo lugar e é muito mais provável que um usuário clique em um link com URL amigável ao invés de um link com caracteres confusos, o que pode gerar insegurança de ser um vírus, por exemplo.

Como construir e aplicar URLs amigáveis em um site ou comércio eletrônico

Nem todo site permite que todas as URLs sejam amigáveis. Em lojas online, por exemplo, algumas páginas de produtos requerem códigos de identificação, pois puxam informações de estoque, promoções e demais aspectos de bancos de dados. Porém, a navegação por categorias e landing pages pode, sim, ser feita com URLs legíveis para todos os públicos.

Compatibilidade com o conteúdo da página

Uma URL amigável indica exatamente o que será exibido na página. Em caso de conexões lentas, o usuário consegue pré-visualizar o que aquela página irá apresentar a ele, o que pode ser decisivo para ele visitar o site ou não. 

Busque ser o mais específico possível em URLs do site, principalmente em páginas de produto, cadastro, login e dúvidas. Não deixe de lado os protocolos de segurança que mostram aquele cadeado na barra de endereços, oferecendo segurança não só para o seu site como principalmente para o usuário.

Palavras-chave

Já que o Google considera a URL como um dos principais fatores para rankear bem ou mal um site, a utilização de palavras-chave é essencial em uma boa estratégia de SEO. Considere os principais termos relacionados ao seu negócio na hora de criar URLs, e isso vale também para postagens de blog.

Divisão por categorias

É muito comum que usuários naveguem por diferentes páginas de um site até encontrarem o que buscam, ou simplesmente para conhecer a página pela primeira vez. Ao dividir as suas URLs em categorias, é muito mais fácil que um usuário consiga retornar a uma página apenas ‘cortando’ parte da URL na barra de endereços.

Isso também é benéfico para o posicionamento nos mecanismos de busca, que podem priorizar ou desconsiderar o seu site conforme a construção da URL. Um exemplo de URL bem criada em categorias pode ser lojaonline.com.br/eletrônicos/smartphones/smartphones-com-camera.

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