Saiba quais são as plantas companheiras e amigas

Desde os primórdios da agricultura, os seres humanos observam o comportamento das plantas e combinam diferentes espécies para promover o crescimento, aumentar a produtividade e protegê-las contra pragas. 

Essa prática é uma tradição ancestral passada de geração em geração, que enriquece nossos jardins e nos ajuda na compreensão do mundo natural. Um vaso de planta supersaudável no jardim muitas vezes é resultado de uma boa combinação de espécies no mesmo espaço.

Neste guia, vamos explorar dez plantas companheiras que ajudam o crescimento saudável, protegem contra pragas e podem se transformar em jardins produtivos e cheios de vida. Confira!

1. Tomate e manjericão: uma dupla irresistível

A combinação clássica de tomate e manjericão não é apenas saborosa na cozinha, mas também no jardim. O aroma do manjericão repele insetos indesejados, enquanto o tomate fornece sombra e suporte para o crescimento do manjericão. Além disso, a proximidade dessas plantas pode melhorar o sabor dos tomates.

2. Milho, abóbora e feijão: três irmãs da agricultura tradicional

Esse trio milenar oferece benefícios mútuos. O milho fornece um suporte vertical para as trepadeiras do feijão, enquanto as raízes do feijão fixam nitrogênio no solo, beneficiando tanto o milho quanto a abóbora. Por sua vez, as grandes folhas da abóbora ajudam a reter a umidade do solo e a suprimir o crescimento de ervas daninhas.

3. Alecrim e couve: uma parceria protetora

O aroma forte do alecrim pode ajudar a repelir pragas, em especial formigas e lagartas, característica que o torna um excelente companheiro da couve. Além disso, o alecrim também pode melhorar o sabor da hortaliça. Plantar alecrim ao redor das bordas do canteiro de couve pode criar uma barreira natural contra insetos invasores.

4. Flores aromáticas e hortaliças: beleza e funcionalidade

Integrar flores aromáticas, como calêndula e lavanda, ao redor das hortaliças, adiciona beleza ao jardim e atrai polinizadores benéficos, como abelhas e borboletas. Esses polinizadores desempenham um papel crucial na reprodução das plantas, garantindo um melhor rendimento tanto das hortaliças quanto das flores.

5. Alho e roseira: proteção natural contra pragas

O aroma pungente do alho não é apenas delicioso na cozinha. Quando plantado próximo a roseiras, pode afastar pragas indesejadas, como pulgões e ácaros. O alho pode ser plantado em vasos ao redor da roseira ou intercalado entre as próprias roseiras no canteiro.

6. Capuchinhas e vegetais: defesa contra insetos nocivos

As capuchinhas adicionam cores vibrantes ao jardim e são excelentes aliadas na luta contra pragas. Plantá-las próximas a vegetais, como repolho e abobrinha, pode ajudar a repelir insetos como pulgões e lagartas.

7. Coentro e tomate: uma dupla complementar

O coentro não só acrescenta sabor aos pratos, mas também protege o tomateiro contra insetos, como a mosca branca. Além disso, a sombra fornecida pelo tomateiro pode ajudar a manter o coentro fresco durante os meses mais quentes.

8. Cenoura e cebolinha: amigos na horta

A cebolinha pode ajudar a proteger as cenouras contra pragas, como a mosca-da-cenoura. Plantá-las juntas também pode ajudar a economizar espaço no jardim, já que a cebolinha tende a crescer para cima, enquanto as cenouras se desenvolvem abaixo do solo.

9. Batata e manjericão: parceiros na proteção

Além de realçar o sabor das batatas, a fragrância do manjericão também atua como um repelente natural contra pragas, como o besouro da batata. Plantar manjericão ao redor das batatas pode ajudar a afastar insetos indesejados e proteger suas plantas.

10. Pepino e rabanete: parceria refrescante e nutritiva

A união entre pepinos e rabanetes é uma escolha inteligente para o seu jardim e sua mesa. Enquanto os pepinos crescem em videiras espalhadas pelo chão, os rabanetes se desenvolvem rapidamente abaixo do solo, ocupando pouco espaço. Além disso, os rabanetes ajudam a manter o solo úmido para os pepinos, enquanto os pepinos fornecem sombra e suporte aos rabanetes.