Como aplicar a gamificação na saúde?

O maior desafio é realizar a aplicação da gamificação na saúde para atrair a atenção de um público-alvo abrangente. Afinal, sabemos que muitas pessoas não demonstram bons cuidados relacionados ao bem-estar e este é um fator que se torna prejudicial em um curto período.

Muitas pessoas têm um ritmo mais acelerado, não realizam pausas longas e fazem descansos breves durante o dia. Estes são fatores que as levam desenvolver doenças que precisarão de um bom tratamento e, sabemos que neste processo, surgem também o estresse e a ansiedade. Ao aplicar a gamificação na saúde, estes problemas serão melhor trabalhados e controlados devido às ferramentas presentes na metodologia.

Entendendo o que é a gamificação

A gamificação é uma técnica dinâmica e lúdica que permite incentivar e motivar pessoas para cuidar ainda mais da saúde. Aumentar o engajamento dos pacientes é possível devido à gamificação que possibilita acumular pontos para trocá-los por recompensas que sejam do interesse do público.

É também uma maneira de ensinar de forma didática informações a respeito dos cuidados contra diferentes doenças por meio de conteúdos lúdicos. O sistema de premiação pode oferecer moedas ou brindes pela leitura, compartilhamento ou comentário feito, como uma forma de estimular os alvos.

Como surgiu a gamificação?

O termo se originou em 1970 e era utilizado com frequência por desenvolvedores que elaboravam softwares. No entanto, o conceito apenas voltou a aparecer no mundo da indústria de mídias digitais em 2008, se tornando popular somente em outubro de 2010, através da conferência de jogos digitais.

Inicialmente, a proposta era apenas para desestressar e garantir que o trabalho fosse realizado com tranquilidade e concentração. Porém, hoje em dia, a gamificação é utilizada com a intenção de proporcionar às pessoas um momento maior de ludicidade ao mesmo tempo que aprendem. 

Benefícios da gamificação

A gamificação auxilia a reduzir o estresse e também a ansiedade, além de ajudar a melhorar integralmente a motivação dos pacientes. É um método de os manter concentrados por um tempo maior, enquanto absorvem informações relevantes a respeito de determinado tema que seja do interesse deles.

Além disso, ocorre a melhora também da autoestima e do bem-estar das pessoas que participam da gamificação. Saiba que através da plataforma, há a possibilidade de socializar com mais pessoas, compartilhar conquistas e deixar likes nos posts para todos terem um momento para eliminar o estresse.

Como a gamificação pode ajudar na saúde?

A gamificação na saúde auxilia através da concentração e foco das pessoas que esquecem dos problemas porque estão ocupados com a dinâmica proposta. Este é um procedimento que permite também reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, controlar melhor a ansiedade.

É possível também desenvolver habilidades cognitivas e melhorá-las gradualmente, pois o cérebro é estimulado aos desafios estratégicos impostos pelo conteúdo. Dessa forma, ocorre o melhoramento de raciocínio lógico, cooperatividade, socialização e também a tomada de decisões.

Como aplicar a gamificação na saúde?

Com a plataforma de gamificação da Gamefic, você tem a possibilidade de incluir o conceito na área da saúde para incentivar os pacientes a se proteger contra doenças, por exemplo. Assim, você acompanha em tempo real quais pessoas estão interagindo com as opções disponíveis no aplicativo, como se encontra o ranking e quem está com uma pontuação maior.

É importante saber também que os pacientes se sentirão mais engajados e dispostos a aprender, pelo fato dos prêmios serem atrativos, mas principalmente pelos desafios serem interessantes. Para este público continuar engajado, é indispensável contar com a Gamefic que fornece um aplicativo prático de utilizar, além de permitir o compartilhamento dos resultados com demais pessoas.

Exemplos de gamificação na saúde

Para cuidar da saúde, aplique a gamificação através de desafios que envolvam a modificação de hábitos e também comportamental. O conteúdo pode conter uma atividade em que a pessoa precise caminhar 30 minutos por dia em troca de uma recompensa cumulativa, que será trocada posteriormente.

Sabemos também que permanecer com um determinado tratamento, para muitas pessoas, é cansativo e pode não ser feito da maneira recomendada pelo médico. Para auxiliar neste processo, inclua a gamificação que notificará quando for o momento de tomar o remédio e sempre que este processo for concluído, haverá uma recompensa disponível para coletar.

Estas são maneiras simples, porém eficazes de atribuir o conceito no setor da saúde a fim de proporcionar um cuidado ainda mais efetivo. Engajar e incentivar são duas características presentes na técnica que se forem bem aplicadas, proporcionam excelentes benefícios no curto e longo prazo!