Alterando a rota: 7 países fora da Europa para conhecer

O ano de 2022 marcou o fim das inúmeras restrições no setor de viagens por conta da pandemia global. Com isso, muitas pessoas retomaram os planos de passar as férias com a família em um resort em Punta Cana, conhecendo a Disney ou simplesmente aproveitando o trabalho remoto para passar uma semana na praia, usufruindo da quebra de rotina.

Um estudo de 2023 demonstrou que os turistas estão buscando destinos mais atrelados a experiências, reflexo do período de reclusão e influência das redes sociais. Destinos na região caribenha, como a República Dominicana, tiveram aumento de 43% nas reservas de voos, de acordo com o mesmo material (Mastercard Economics Institute/2023). 

Fatores como crises migratórias, mudanças climáticas e a própria economia também têm destacado a América Latina e seus habitantes entre os mais interessados em viajar. A seguir, você confere uma lista de sete países fora do recorte eurocêntrico para conhecer e o que te espera em cada um deles.

1. República Dominicana 

Aparecendo no estudo do Mastercard Economics Institute como um dos destinos mais procurados em 2023, a República Dominicana é um país vizinho de Cuba, Haiti, Jamaica e Porto Rico. O destino caribenho é repleto de paisagens naturais incríveis, como as praias de Punta Cana, além de muita variedade de hospedagens. 

É possível adquirir passagens de voos diretos para o país e aproveitar ofertas de pacotes de viagens que incluem experiências em resorts, com prática de mergulho e passeios em ilhas exclusivas. 

2. Malásia

O Oriente tem recebido muita atenção nos últimos tempos, e países como a Malásia se tornam um destino especial para quem quer viajar longe da Europa. A capital, Kuala Lumpur, é conhecida pela intensa cultura urbana e por cartões postais como as torres gêmeas Petronas. 

Em quesito férias e tranquilidade, o país é cheio de praias e ilhas paradisíacas, com opções de hospedagens para todos os bolsos e cultura local rica, especialmente na culinária. Não deixe de conhecer Borneo, tendo contato muito próximo com a flora e a fauna locais, rendendo muitos registros fotográficos. 

3. Turquia

Marcando fronteira com a Europa, Oriente Médio e Ásia, a Turquia é um país de cultura incrivelmente rica, com diversos atrativos para sair do roteiro comum. A cidade de Istambul é repleta de mesquitas, para quem aprecia arquitetura; a região da Capadócia parece ter saído de um mundo mágico, com dunas douradas e balões no céu, e a capital Ancara não decepciona no agito urbano e na vida noturna.

4. Chile

Um dos países que têm se destacado quando o assunto é viagem de qualidade fora da Europa é o Chile. A capital Santiago é um deleite com sua cultura urbana variada. Os vales oferecem passeios em vinícolas e degustações de rótulos exclusivos, e claro, a região da Patagônia é destino certo para os aventureiros e amantes da natureza. 

5. Colômbia

Mencionada como um dos centros culturais da América Latina, a capital colombiana é um mix de arquitetura, história, arte e muito movimento. Com uma boa infraestrutura rodoviária, os turistas podem optar por viajar de outros países da América Latina por terra, economizando nas passagens e investindo em mais experiências durante a viagem. 

6. Marrocos

Localizado no norte africano, o Marrocos é um dos países mais deslumbrantes para quem quer conhecer novos lugares ao redor da Europa. O destino era um dos favoritos do designer Yves Saint Laurent, e as paisagens dignas de pinturas a óleo justificam a escolha. A capital é repleta de palácios e mercados locais, ricos em artesanato e história.

7. Austrália

E sim, os mais cosmopolitas encontram alternativas para as cidades do momento, como Berlim, Barcelona e Londres. Na Austrália, destinos como Sydney e Melbourne não decepcionam quem procura novidades sem abrir mão do agito urbano. Bares, restaurantes, museus, casas de show e cultura jovem se misturam, com muita segurança e estrutura de primeiro mundo.

Dica para planejar viagens em qualquer época do ano

Diferentemente da Europa, que costuma ter estações do ano mais definidas, muitos desses destinos costumam ser influenciados pelo clima em relação ao aproveitamento da viagem. A dica é planejar a ida com antecedência, especialmente em locais que podem restringir as possibilidades durante o inverno, como a Patagônia, ou o Marrocos, no verão.