Saiba como planejar a lua de mel dos sonhos nas Maldivas

Afastado da agitação das grandes cidades, com acesso direto a um mar cristalino e a cenários paradisíacos, está o arquipélago que forma as famosas Ilhas Maldivas. Localizado em meio ao Oceano Índico, o lugar tem ganhado cada vez mais fama, especialmente entre as celebridades.

Não à toa, o destino já virou título de música e até série na Netflix. Com todos esses holofotes, é possível perceber que, além da beleza, o local favorece o romantismo, especialmente para os recém-casados. Então, por que não passar a lua de mel em um resort ou hotel nas Maldivas?

Para tanto, é necessário considerar tudo aquilo que vai deixar a sua viagem o mais agradável possível — como considerar a melhor época para viajar e verificar a documentação exigida pelo governo do país. O local pode proporcionar uma experiência única para quem está iniciando a vida a dois.

O que saber antes de viajar para as Maldivas?

Apesar de ter um idioma local, o dhivehi ou malvinense, a maioria das pessoas que trabalham no ramo turístico nas Maldivas consegue se comunicar tranquilamente em inglês. Portanto, é interessante investir num cursinho de línguas ou ainda estudar um pouco antes de embarcar para lá.

Todo viajante que vai para as Maldivas deve ter em mãos passaporte de turista, comprovante de hospedagem, passagem de volta e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Há também a necessidade de visto para entrar na ilha, mas a concessão é feita no próprio aeroporto.

Por se tratar de um arquipélago no meio do mar, distante da terra firme, a maneira mais adequada para se chegar lá é de avião, saindo de Dubai, nos Emirados Árabes. Depois, é necessário ir de hidroavião ou barco até a capital das Ilhas Maldivas, Male. 

Vale lembrar que, assim como o Brasil, as Maldivas também têm um clima tropical, tendo temperaturas entre 26º e 31º ao longo do ano. O mais recomendado, porém, é viajar entre os meses de novembro e abril, pois é o período de seca — sinônimo para dias ensolarados e livres de chuva.

O valor da viagem costuma ser um tanto quanto elevado, até por se tratar de um lugar mais afastado do resto do globo terrestre. Portanto, faça buscas de passagens e das possíveis hospedagens para você e seu parceiro(a) com antecedência. Há empresas de viagem que podem facilitar a compra dos bilhetes.

O que fazer nas Maldivas?

Além de aproveitar os dias para tomar banho de mar em águas cristalinas, respirar ar puro e observar a natureza riquíssima desse lugar, quem viaja para as Maldivas também pode se aventurar através do mergulho de snorkel, do passeio de barco em alto mar ou mesmo da prática de parasailing e surfe.

Para quem não abre mão do contato com o meio ambiente, vale a pena calçar um tênis e fazer uma trilha com o seu mozão. Os cenários são um capítulo à parte nesses trajetos. Na própria ilha, há empresas de turismo que oferecem esse tipo de serviço, além de passeios de barco para visitar as aldeias da região.

A gastronomia é outro ponto forte nessa viagem, até porque a culinária local, denominada Dhivehi Cuisine, é bastante exótica. Os ingredientes básicos nos pratos típicos são coco (kurumba), grãos e peixe. Vale dizer que a carne suína é inexistente devido à proibição do seu consumo em razão da religião muçulmana.

Destaque para o pôr do sol na ilha de Vaadhoo, onde o mar parece continuar brilhando mesmo após o entardecer, o que é conhecido como bioluminescência. Para quem deseja conhecer melhor a cultura local, a ilha mais indicada é a Fulidhoo, ao passo que a Himmafushi chama a atenção pelos preços mais baixos.