A persona de marketing ou comprador é uma representação de seu cliente ideal com base em algumas pesquisas de mercado e dados reais provenientes de seus clientes existentes.
Ao criar uma pessoa de marketing, coletamos informações sobre dados demográficos do cliente, padrões de comportamento, motivações e objetivos. Quanto mais detalhado você for, melhor.
Mais detalhadamente, o termo Marketing de Personalidade significa todas as características que descrevem um grupo de pessoas que são clientes potenciais de nosso produto ou serviço.
Nossos clientes empresariais podem ser classificados e tentar encontrar características comuns a eles, a fim de atrair pessoas que tenham essas características.
Qual é a utilidade do Persona Marketing para nós?
Todas as mensagens publicitárias que transmitimos devem ser formatadas de forma adequada, de forma a influenciar e convencer o público sobre os nossos produtos ou serviços.
Cada público tem características diferentes e é influenciado por mensagens diferentes. Por isso, precisamos conhecer muito bem esses recursos e comunicar as mensagens publicitárias adequadas.
Pegamos como exemplo uma nova marca de sapatos femininos, esse produto precisa de alguém que irá usá-lo, aí entra o papel da persona, criar um “personagem” ideal para aquele determinado produto.
Quais são essas características que precisamos coletar?
Abaixo, listamos uma série de recursos que você deve coletar para o público que deseja abordar. Dependendo do serviço ou produto, alguns recursos são mais importantes do que outros.
1. Cargo
- Informações importantes sobre a empresa onde a Persona trabalha, como tipo de negócio, tamanho, etc.
- Detalhes sobre o papel do homem na empresa
2. Demografia
- Idade
- Renda – situação financeira
- Localização
- Escolaridade
- Estado civil
3. Metas e desafios pessoais
- Objetivo Principal
- Objetivo Secundário
- Como podemos ajudar a atingir a meta?
- Problema Primário – Desafio
- Problema Secundário – Desafio
- Como podemos resolver os problemas?
4. Valores e Medos
- Valores-chave – Sistema de valores
- Preocupações comuns durante o processo de venda
5. Mensagem emocional
- Que mensagens movem a pessoa?
Como podemos coletar esses dados?
Primeiro, precisamos ver onde seus clientes estão registrados. Existe um CRM, um sistema ERP, o Google Analytics está devidamente configurado na loja online? Estes são apenas alguns dos sharewares de definição de metas que você pode usar.
Outra abordagem é fazer uma pesquisa de mercado. Crie um questionário adequado e envie-o por e-mail ou mesmo por telefone para o maior número possível de clientes em potencial.
Depois de coletar os dados, como podemos usar esse conhecimento?
O objetivo é anunciar os produtos ou serviços certos para as pessoas certas descritas em Marketing Personas.
O objetivo final são vendas bem-sucedidas. Primeiro, precisamos criar imediatamente um Plano de Ação com ações promocionais que possam influenciar e comunicar nossa mensagem.
Tais ações podem ser a construção de um novo site ou a correção de um já existente para ser mais amigável com o público que identificamos. Aqui estão algumas ações.
- Criação de uma campanha de mídia social
- Crie uma campanha de Automação de Email
- Criação de um blog com artigos relacionados
- Vídeo do youtube