Influencer Digital: qual escolher para divulgar a sua marca

Hoje em dia, é difícil não saber o que é um influencer digital. No entanto, por vezes a importância dessas personalidades virtuais para os negócios é negligenciada.

Os influenciadores estão distribuídos por todas as redes sociais. Quem usa Instagram, Twitter e Facebook diariamente provavelmente já se deparou com eles.

Essa onipresença, aliada à grande popularidade, faz com que os influencers digitais sejam ótimas figuras para divulgar produtos, serviços e marcas, mesmo que em segmentos mais específicos.

Desse modo, saber escolher o melhor influenciador para promover o seu negócio pode maximizar os resultados das campanhas de Marketing Digital.

Talvez possa interessar

Acompanhe o texto a seguir para saber como identificar o melhor influencer para os seus objetivos, como entrar em contato com ele e medir os resultados da estratégia.

Descubra o que é um influencer digital

Os influenciadores digitais podem ser definidos como formadores de opinião e geradores de tendências.

São funções semelhantes às de celebridades midiáticas, mas com foco em plataformas digitais. Assim, os influenciadores atuam em:

  • Redes sociais;
  • YouTube;
  • Peças publicitárias;
  • Blogs.

Em geral, essas celebridades da era da internet têm um grande número de seguidores, que se identificam com os valores, hábitos de vida ou tem curiosidade acerca do lifestyle. É aí que as empresas precisam prestar atenção.

Afinal, divulgar uma campanha de Instagram Ads com um influenciador de proeminência pode gerar resultados muito expressivos para a marca.

Saiba como escolher influencer digital

Os influenciadores alcançaram um nível de relevância midiática tão grande que, hoje em dia, eles participam de propagandas em todos os formatos.

Desde as técnicas de anúncios virtuais até propagandas na televisão, eles são parte integrante da mídia.

Confira os tópicos a seguir para saber como escolher o influencer mais adequado para os objetivos da sua empresa.

  1. Analise o público-alvo

A parcela de consumidores que você deseja alcançar precisa ser avaliada antes de contratar qualquer personalidade.

É como anunciar no Google Ads: os detalhes do anúncio precisam ter coerência com as pessoas que ele visa.

Afinal, de nada adianta se associar a um influencer que não combina com as características do público da empresa. O investimento não vai render os resultados esperados e os seguidores do influencer podem não se engajar com a marca.

  1. Preveja os gastos

Contratar influenciadores grandes demanda recursos. Um usuário com cerca de 100 mil seguidores no Instagram pode cobrar entre 5 mil e 10 mil reais por cada anúncio patrocinado.

Para empresas grandes e com público bem segmentado, o investimento pode valer muito a pena.

Por outro lado, se o negócio está nos estágios iniciais e a persona ainda não está totalmente consolidada, é mais recomendado procurar por influenciadores locais.

Há, ainda, o pagamento em forma de permuta: a empresa oferece os produtos em troca do serviço de divulgação.

Contudo, é preciso ressaltar que há um movimento cada vez maior em torno de micro influenciadores. Ou seja, aqueles que abordam temas mais específicos ou se comunicam com uma comunidade determinada.

Isso porque, devido ao número mais limitado e interações mais ricas, cria-se uma comunidade mais fidelizada e que realmente se identifica e engaja com as causas e marcas defendidas pelos influenciados, tendo uma relação mais próxima.

Entenda como entrar em contato com influencers

Agora que você sabe o que é um influencer digital e como escolher o mais adequado para atingir as estratégias do seu negócio, vamos mostrar as melhores maneiras de entrar em contato com eles.

  1. Dê as informações básicas

No geral, o primeiro contato ocorre por e-mail. Ele deve conter informações sobre a empresa, o produto e o público.

Dê todas as razões pelas quais o perfil do influenciador combina com o perfil da empresa e o porquê a parceria vale a pena.

Disponibilize as redes sociais, o número de telefone, o site e todo tipo de dado que sirva para persuadi-lo a fechar a parceria.

Por último, peça o mídia kit do influenciador e o orçamento, de acordo com o pacote de serviços que você deseja (número de posts, tipos de posts, quais canais, etc), para averiguar os termos para manter a qualidade da parceria.

  1. Fortaleça a parceria

Uma vez que o contrato é fechado, a empresa deve mandar uma amostra do produto ou serviço para o influenciador. Outra prática recomendada é oferecer algum benefício aos seguidores dele.

No mais, deixe que o profissional use a criatividade. A empresa pode enviar um briefing com as informações que devem ser mencionadas, mas a ação deve ser realizada a partir das ideias do influencer.

Isso garante que o anúncio saia da forma mais orgânica e espontânea o possível. Afinal, o foco da publicidade virtual é elaborar peças que não interrompam a navegação do usuário, mas agreguem valor a ela.

Em última instância, o influencer é quem tem mais informações sobre o comportamento e os interesses da base de seguidores dele.

É semelhante a como funciona o Facebook Ads: os anúncios devem despertar o interesse das pessoas da melhor forma possível.

Considerações finais

O mundo dos influenciadores digitais é uma das maiores fontes de rentabilidade dentro da internet.

A grande maioria das empresas mais renomadas do país já está investindo nesse nicho. Afinal, com ela, é possível começar esse investimento contatando influencers locais. 

O importante é estudar a base de clientes o suficiente para oferecer experiências memoráveis para eles e para garantir contatos da base desse influenciador que realmente se identifiquem com a marca.

Se você chegou até aqui, já sabe o que é um influencer digital e está apto a começar a integrá-lo às estratégias de divulgação.