Saber o que é vendedora interna nos tempos atuais, em que a tecnologia tem feito cada vez mais parte do nosso dia a dia, é importante para entender melhor o funcionamento de uma empresa e os profissionais que a compõem. A vendedora interna é um cargo importante, responsável pela consolidação de muitas vendas, então saiba mais a seguir sobre sua atuação profissional.
O que é vendedora interna?
Vendedora interna é a profissional responsável por fazer contatos comerciais via internet, sem se locomover fisicamente. Ela trabalha geralmente em escritórios, mas o home office tem se tornado cada vez mais comum nessa profissão.
Uma vendedora interna conduz desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio. Para isso, ela utiliza meios como reuniões virtuais, e-mail, telefone e até mesmo WhatsApp para a negociação dos serviços ofertados. Dessa forma, é um cargo de extrema importância em uma empresa prestadora de serviços.
Como é a atuação do profissional?
Agora que você já sabe o que é vendedora interna, vamos falar da sua atuação. Como dito anteriormente, esse profissional costuma trabalhar em escritórios ou home office, e sua responsabilidade se inicia na prospecção de leads, que são os clientes em potencial. Eles são então qualificados e abordados, com a apresentação de propostas e possíveis negociações.
Assim, a profissional não irá apenas repetir um roteiro pronto para oferecer um determinado produto ou serviço, mas irá entender quem é seu cliente e abordá-lo de maneira assertiva e personalizada. Desta forma, o trabalho de uma vendedora interna se estende até o fim da negociação, utilizando as ferramentas já citadas.
Qual a diferença de vendedora interna e externa?
A venda interna também pode ser chamada de Inside Sales, e lembra o conhecido telemarketing. Seu diferencial está no uso de estratégias que buscam pessoas que demonstram interesse em determinado serviço para que, então, sejam abordadas. A venda interna possui suas vantagens, como fácil implementação, redução de custos e diminuição de gastos.
Por outro lado, a venda externa, também chamada de Field Sales (venda de campo), envolve o encontro presencial entre as pessoas envolvidas. Essa modalidade é mais comum no caso de negociações de high ticket e alta complexidade, que requerem uma maior relação de confiança. Sua principal desvantagem é o alto custo com deslocamento, alimentação e hospedagem, o que é evitado na venda interna. Porém, muitas empresas trabalham com ambas as modalidades se complementando.
Qual o salário de uma vendedora interna?
Uma vendedora interna ou executiva comercial recebe em média R$1.900,00 no início da sua carreira. De acordo com a sua evolução esse salário pode aumentar, além de, claro, o extra da comissão das vendas realizadas.
Habilidades de um vendedor interno
Algumas habilidades e conhecimentos são imprescindíveis para uma vendedora interna. Saiba quais são abaixo:
● Comunicação: saber se comunicar é o primeiro passo para entrar no mercado de vendas. Se tratando de venda interna, é importante dominar os canais que serão utilizados, além de possuir boa escrita e saber se expressar com clareza pela voz.
● Paciência: é comum os clientes demorarem para responder, e até mesmo sumir por um tempo e depois voltarem com a negociação. Dessa forma, a paciência precisa fazer parte da rotina de uma vendedora interna, que deve ser capaz de respeitar os limites e não ser invasiva.
● Organização: uma vendedora interna lida com várias negociações ao mesmo tempo, e precisa ser organizada o suficiente para não perder reuniões, e informações importantes dos seus clientes.
Uma vendedora interna desempenha um importante papel dentro de uma empresa, sendo responsável por grande parte das negociações que são fechadas diariamente no setor comercial. Por isso, essa profissional deve ser valorizada e sua formação priorizada para que ela se mantenha a par das inovações em seu contexto de trabalho.