Truques de maquiagem para manter tudo impecável até o final do dia

Quem acredita ser totalmente impossível manter a maquiagem impecável o dia todo não deve conhecer os truques certos para que ela dure por longas horas. Embora o efeito da duração seja prolongado, outro fator a ser levado em consideração é a qualidade do produto.

Apesar da qualidade estar associada aos preços elevados, ainda é possível conseguir boas marcas de maquiagens com desconto. Desse modo, sua produção ficará intacta, mesmo ao sair de casa cedo e retornar à noite. Assim, a chave para essa durabilidade está na combinação de técnicas e produtos adequados. Confira!

Como preparar a pele antes de receber a maquiagem?

Preparar a pele corretamente é fundamental para garantir uma aplicação suave e duradoura da maquiagem. Por isso, antes de aplicar o produto, siga alguns passos essenciais para deixar pronta para receber a maquiagem:

  • limpeza: comece lavando o rosto com um limpador facial suave, para remover impurezas, oleosidade e resíduos. Escolha um limpador adequado ao seu tipo de pele;
  • tonificação: use um tônico facial para equilibrar o pH da pele e prepará-la para os próximos passos. Ele também ajuda a minimizar poros e proporciona uma base uniforme;
  • hidratação: aplique um hidratante adequado ao seu tipo de pele. Isso ajuda a mantê-la hidratada, criando uma superfície suave e facilitando a aplicação da maquiagem;
  • proteção solar: se o seu hidratante não contiver proteção solar, use um protetor solar facial, já que muitas bases não oferecem proteção suficiente;
  • primer: aplique um primer para criar uma base uniforme e aumentar a durabilidade da maquiagem. Ele também ajuda a minimizar poros e linhas finas.

O passo a passo para a maquiagem durar mais tempo

Ao seguir as técnicas e incorporar produtos de qualidade, com toda certeza, os resultados da sua produção serão prolongados, mantendo a sua maquiagem fresca e impecável, independentemente das atividades do seu dia.

Preparação da Pele

Comece deixando a pele bem-hidratada. Use um hidratante adequado ao seu tipo de pele antes de aplicar a maquiagem. Dessa forma, você terá uma base suave, que ajudará na aderência dos produtos.

Primer

O primer é fundamental para prolongar a durabilidade da maquiagem. Escolha um primer que atenda às necessidades da sua pele, como minimização de poros, controle de oleosidade e hidratação.

Base de longa duração

Opte por bases de longa duração ou fórmulas de longa fixação. Elas ajudam a manter a cobertura por mais tempo, resistindo ao calor e à umidade.

Fixador de Maquiagem

Um bom spray fixador de maquiagem irá selar e manter todos os produtos no lugar. Portanto, para efeitos duradouros, aplique levemente após se maquiar.

Pó translúcido

Aplique uma fina camada de pó translúcido para selar a base e controlar o brilho. Foque nas áreas propensas à oleosidade, como a zona T.

Sombras e batons de longa duração

Escolha sombras e batons de longa duração para evitar retoques frequentes. Os produtos com fórmulas matte geralmente têm uma fixação mais duradoura.

Maquiagem à prova d’água

Opte por máscaras de cílios, delineadores e lápis à prova d’água, especialmente se você estiver propensa a lágrimas, suor ou clima úmido.

Batom em camadas

Aplique o batom em camadas finas e utilize um lenço de papel para retirar o excesso. Ao fazer isso, você ajudará a fixar a cor e evitará borrões.

 Blotting papers (papéis absorventes)

Ter o blotting papers (papéis absorventes) à mão é ótimo para remover o excesso de oleosidade sem retirar a maquiagem, esse processo mantém um acabamento fosco.

Retoques estratégicos

Leve consigo alguns produtos-chave para retoques rápidos, como um pó compacto, batom e corretivo. Dessa maneira, faça retoques leves ao longo do dia, se necessário.

Evite o toque excessivo

Um aspecto importantíssimo é evitar tocar constantemente o rosto, pois isso pode transferir óleos e bactérias para a maquiagem, comprometendo a sua durabilidade.

Limpeza Regular

Mantenha a pele limpa e livre de oleosidade. Se possível, faça uma limpeza suave no meio do dia, para remover o excesso de óleo, e retoque a maquiagem conforme necessário.

Seguindo essas dicas, você estará mais preparada para manter sua maquiagem impecável ao longo do dia, garantindo, assim, uma aparência fresca e duradoura.