Tráfego Pago: 4 estratégias para aumentar os acessos

Para empreendedores com e-commerces, falar sobre tráfego pago ou orgânico pode causar dúvidas e opiniões distintas sobre qual investir. 

Afinal, criar um site e mantê-lo do jeito que você imaginou é um dos passos mais emocionantes para colocar o seu negócio na internet.

Seria frustrante se ele não tivesse visitas depois de todos os seus esforços, não seria? Mas é preciso ter estratégias inteligentes (como o uso de pipeline de vendas) para que essas preocupações não sejam rotina.

Neste artigo, você aprenderá como o tráfego pago pode ajudar a evitar esse problema. Continue lendo!

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é quando os visitantes chegam a um site, loja ou página por meio de um anúncio em uma plataforma específica. Porém, ao contrário do orgânico, ele depende de investimentos que produzem resultados.

Portanto, não basta apenas o estudo sobre os clientes ideias através do crm

Das fontes de tráfego pago que existem hoje, a mais famosa é o Google Ads, plataforma de publicidade do Google.

Com ele, você pode criar anúncios que ajudam a colocar o seu site nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Cada anúncio que aparece nos resultados do Google — identificado por uma tag “anúncio” antes do URL — só é ativado quando um usuário pesquisa a palavra-chave vinculada a ele.

Uma vez que ele clica no anúncio, ele é direcionado automaticamente para a página de destino vinculada. É assim que o tráfego pago acontece.

A única desvantagem de criar um anúncio para gerar tráfego pago é que quando o dinheiro investido acaba, ele fica offline e os usuários nunca mais o encontram.

Portanto, é necessário usar outras estratégias de marketing digital para aumentar o número de visitantes do site de forma relevante.

Ou seja, é possível utilizar estratégias do tráfego orgânico, como a potencialização dos cliques ao utilizar um software de crm vendas, para garantir um melhor desempenho do seu tráfego pago.

Por que investir em tráfego pago?

Caso a sua dúvida seja se vale a pena investir em tráfego pago, a resposta é: depende se você quer resultados imediatos e duradouros.

Embora o tráfego orgânico seja muito eficaz, construir uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) demanda tempo e muita pesquisa.

Além do planejamento, também exige um conhecimento técnico, como sistema crm, para otimizar cada detalhe da página. Portanto, não é nada que se aprende, se aplica e se produz muito rapidamente.

Por outro lado, quando funciona, dura mais do que você paga para manter o anúncio ativo. Dessa forma, o tráfego pago tem resultados imediatos e não exige muito conhecimento técnico.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é pesquisar como as plataformas de publicidade funcionam.

Outra vantagem de investir em tráfego pago é que ele ajuda a aumentar as taxas de conversão, não só do tráfego do site, mas também da sua reputação online.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você pode obter tráfego pago sem investir muito dinheiro e ainda assim, conseguir bons resultados para o seu app funil de vendas – caso tenha.

Como funciona o tráfego pago

Para entender como funciona o tráfego pago, vale a pena abordar detalhadamente a parte técnica do tema.

Começando com os anúncios, há duas maneiras de exibir anúncios e direcionar o tráfego para suas páginas:

  • CPC (custo por clique).
  • CPM (custo por mil impressões).

Como a ordem em que os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa depende do lance entre aqueles que desejam anunciar, você deve escolher um desses métodos para licitar.

Assim, você pode pagar por um clique (CPC) em seu anúncio ou mil impressões (CPM) em seu anúncio.

4 dicas para um melhor desempenho com tráfego pago

Para complementar sua estratégia, separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um expert em tráfego pago. Entre elas, têm: 

  • Conhecimento das necessidades do público;
  • Faça publicidade real;
  • Use técnicas de neuromarketing;
  • Esclareça quais ações pretende realizar.

Desse modo, entenda mais sobre cada um desses pontos de uma maneira aprofundada.

  1. Conheça as necessidades do seu público

Compreender a dor de sua persona, que linguagem ele usa e os canais pelos quais ele busca informações com mais frequência ajuda no desafio de dizer o que o público quer ouvir.

  1. Faça apenas publicidade real

Por mais clichê que possa parecer, todo anúncio deve ser objetivo e verdadeiro.

Criar anúncios que não cumprem suas promessas só aumentará a taxa de rejeição da sua página de destino. Com isso, afetará o desempenho do seu site.

Portanto, seja ético ao fazer anúncios reais e evite exageros até mesmo ao fazer referência à dor do personagem.

  1. Use técnicas de neuromarketing para aumentar as conversões

O pai do marketing, Philip Kotler, disse certa vez que todo profissional da área precisa identificar as ansiedades e desejos dos consumidores para alcançar suas mentes, corações e espíritos.

Isso pode ser encurtado ao lidar com gatilhos psicológicos ao criar o anúncio.

  1. Esclareça quais ações você espera que os usuários realizem

Para gerar tráfego pago, você precisa ter em mente a ação que deseja que os usuários realizem com o seu anúncio.

Dessa forma, as pessoas que influenciam não vão se sentir perdidas ao decidir se visitam sua página e se podem ter uma resposta para o que estão procurando.

Estude sobre o seu cliente ideal

Desse modo, agora o que você sabe o que é, como funciona o tráfego pago e como tornar seus anúncios mais eficazes.

Para lhe dar mais clareza sobre como obter tráfego pago, aqui vai uma dica extra: lembre-se, cada fonte de tráfego é única.

O mesmo vale para as necessidades do personagem e como você deve transmitir a mensagem que deseja para ele. A publicidade no Facebook é muito diferente do LinkedIn. 

De modo geral, quanto melhor você entender o seu público e como eles interagem com essas fontes, mais confiantes serão seus anúncios e mais tráfego pago será obtido.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.