Saiba tudo sobre os criptojogos

Foi-se a época em que jogar era sinônimo apenas de diversão. Hoje, existem vários criptojogos que utilizam a tecnologia blockchain para permitir que os usuários consigam ganhar dinheiro jogando, coletando itens exclusivos e únicos para revendê-los.

Esse é um segmento ainda recente, mas que já conta com vários jogos dessa natureza, como Sorare, Alien Worlds, Axie Infinite, Illuvium, Gods Unchained e Splinterlands. Contudo, quais são os diferenciais desses games e por que eles têm atraído cada vez mais investidores? Abaixo, entenda um pouco melhor o assunto.

O que são NFT?

Para entender os criptojogos, primeiro é importante saber o que é a tecnologia NFT. Essa sigla, em inglês, significa “non-fungile tokens”, os quais podem ser traduzidos livremente como “tokens não-fungíveis”. No caso, “token” é um tipo de certificado ou selo digital, enquanto “fungível” é referente a tudo aquilo que pode ser trocado por algo da mesma espécie, sem perda ou aumento de valor.

Dessa forma, o NFT pode ser compreendido como um item digital que não pode ser trocado, destruído, substituído ou copiado. Pode até haver cópias de um produto, mas o NFT original é o único que comprova sua originalidade. Inclusive, o próprio dono de um NFT pode ter mais de uma unidade da sua obra, porém existe apenas uma única versão do NFT.

Para exemplificar, imagine os principais quadros do mundo, como “Mona Lisa” ou “A Noite Estrelada”. É possível achar facilmente cópias dessas imagens na Internet, sendo que qualquer pessoa pode baixá-las ou imprimi-las. No entanto, só existe uma versão original de cada um dos quadros, sendo necessário ir até o museu para vê-las.

O que são jogos NFT ou criptojogos?

Basicamente, qualquer coisa na Internet pode se tornar um token não-fungível, o que inclui vídeos, GIFs, fotos, arquivos de áudio, mensagens e outros conteúdos. Com os jogos, não é diferente: é possível transformar um game inteiro, ou elementos que o compõem, em algo único.

Normalmente, a diferença dos criptojogos para os outros exemplos é que eles investem em itens colecionáveis para atrair os jogadores. Por outro lado, a possibilidade de lucrar com objetos exclusivos e únicos é o que atrai os gamers para esse tipo de jogo. Afinal, como cada NFT é único, esses itens são considerados raríssimos entre os jogadores.

Há ainda os “in-game NFTs”, itens coletáveis que só podem ser obtidos à medida que o game é jogado. Dessa forma, é possível que o jogador faça transações envolvendo os objetos coletados enquanto joga, ganhando dinheiro com os itens vendidos.

6Como eles funcionam?

Os criptojogos funcionam utilizando a tecnologia de criptografia blockchain, o que permite que os jogadores ganhem ou registrem ativos NFT. Desse modo, ao se tornar dono de determinado colecionável, ele recebe um código que certifica a legitimidade da posse dele, havendo a opção de depois vendê-lo para outro usuário.

Cada criptojogo terá a sua própria mecânica de gameplay. Entretanto, boa parte deles funcionam dentro da lógica do “play-to-earn” ou “jogue para ganhar”. Nesse modelo, o jogador ganha tokens (que é uma fonte de rendimento) à medida que joga o criptojogo. Quanto mais ele joga, mais ele ganha, de forma que quanto maior for o seu nível, mais ele consegue itens e objetos mais raros.

Quais os riscos de investir nesses jogos?

Em relação aos criptojogos, os principais riscos dessa forma de investimento estão ligados à ausência de regulamentação e atuação de um órgão fiscalizador. Isso pode representar um comprometimento na segurança das operações, algo que irá variar muito entre produtos e jogos.

Outros riscos que exigem atenção são os ataques cibernéticos e vírus, que podem causar sérios prejuízos. Há ainda a possibilidade de determinada NFT desvalorizar com o passar do tempo. Assim, é importante lembrar que se você adquirir determinado item por determinado valor, com o passar do tempo, ele passa a valer metade do que você pagou. Contudo, isso não quer dizer que você foi prejudicado, mas, sim, sofreu um efeito negativo da especulação de mercado – sendo que no universo das criptomoedas e criptoativos, esse mercado é ainda mais volátil.

Para proteger o seu patrimônio, a recomendação antes de investir é estudar como funcionam as blockchains. Também é válido buscar mais informações sobre o criptojogo que você pretende jogar, checando se ele é fruto de desenvolvedores confiáveis, se eles atuam em plataformas de boa reputação e se a oscilação dos seus itens é acima do normal.