Qual o melhor: babá eletrônica ou câmera de segurança?

Um bebê a caminho sempre foi sinônimo de alegria. Sendo um momento emocionante na vida de qualquer família, seja ela recém-formada ou não, a chegada de mais um membro fica marcada na memória dos pais. No entanto, com toda a felicidade de uma nova vida sendo gerada no ventre da mamãe, também surgem as incertezas sobre os cuidados com o bebê.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que os filhos, desde o nascimento, durmam em seus próprios quartos, mantendo a privacidade dos papais intacta. Com o tempo, esse costume começou a se espalhar pelo mundo até chegar em território nacional. Assim, a dúvida sobre utilizar babá eletrônica ou câmera de segurança para acompanhar as ações do bebê começou a pairar sobre as mentes dos papais de primeira viagem.

Qual melhor opção para os pais?

Essa questão é bastante relativa, já que cada papai tem seu próprio jeito de criar o pequeno. Mas ao conhecer todos os benefícios entregues por cada uma dessas opções, é possível criar uma opinião sobre o assunto, que levará à sábia escolha de qual item atenderá às necessidades daquela família. Por isso, a seguir, estão listados os principais benefícios de cada opção.

Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são dispositivos de monitoramento de vídeo que oferecem uma visão clara do que está acontecendo no quarto do bebê. Para papais de primeira viagem, que querem ficar a todo momento observando o pequeno, essa opção é bastante vantajosa.

Afinal, elas permitem que os pais vejam o bebê em tempo real. Isso proporciona uma sensação adicional de segurança e tranquilidade, pois eles podem verificar visualmente o que está acontecendo no quarto e, se algo ocorrer, podem imediatamente intervir.

Algumas opções aprimoradas que acabam compensando no quesito custo-benefício são as câmeras com alertas de movimento e som. Por conseguir detectar movimento ou som no quarto do bebê, essa câmera acaba proporcionando aos papais uma rápida reação caso algum problema esteja ocorrendo no quarto do pequeno.

Claro que ao optar pela câmera os papais terão um uso a longo prazo, pois além de serem usadas para os cuidados do bebê, futuramente é possível refazer a instalação em outro cômodo da casa, favorecendo a segurança de todo o lar quando o bebê não precisar mais desses cuidados extras.

Benefícios das babás eletrônicas

Assim como as câmeras trazem visão do quarto da criança para os papais em tempo real, as babás eletrônicas são o dispositivo perfeito para monitorar áudio no quarto do bebê. Sendo uma escolha popular entre os brasileiros, por ser uma opção “mais em conta” para o bolso, essas babás oferecem várias vantagens, como a portabilidade, por exemplo.

Diferentemente das câmeras, as babás são pequenas e portáteis, o que significa que os papais podem levá-la para qualquer lugar da casa, ajudando a monitorar o pequeno enquanto o casal faz as obrigações da casa. Mas não só isso, com os áudios em tempo real, os papais podem sempre responder prontamente a qualquer choro do pequeno, podendo manter os cuidados com o bebê a todo instante.

Decisão final

A difícil escolha entre as babás eletrônicas e uma câmera de segurança depende de necessidades e preferências individuais de cada família, como mencionado anteriormente. Para os papais que priorizam o monitoramento de áudio em tempo real e desejam uma opção mais econômica, a babá pode ser a escolha certa. 

Por outro lado, para quem deseja ter a capacidade de ver o bebê e aproveitar recursos avançados de vídeo, uma câmera de segurança pode ser mais adequada. Antes de escolher entre as duas opções, é sempre importante considerar o orçamento, as necessidades específicas e as preocupações. Independentemente da opção escolhida, o objetivo principal é garantir a segurança e o bem-estar do bebê, e isso pode ser feito por meio das duas opções.