Limpeza Pós-Obra em Porcelanatos

Limpeza pós-obra em porcelanatos | Logo após assentar um porcelanato é comum a sensação de que ele está sem brilho ou manchado. Por isso, é preciso fazer a limpeza adequada após a conclusão de uma obra.

Para manter o porcelanato limpo e com brilho, varra o piso com uma vassoura de pelo e, em seguida, passe um pano de chão úmido com uma solução contendo uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluído em cinco litros de água. Em seguida, seque o piso com um pano seco.

O detergente neutro (diluído em água) é o produto mais indicado para a limpeza final de obra em porcelanato e resolve os problemas com manchas na a grande maioria das vezes.

Alguns cuidados e precauções devem ser tomados quando se trata de limpeza do porcelanato. Quando a mancha não sai com detergente neutro, outros produtos podem ser utilizados, desde que se tenha cautela na aplicação.

Apesar de altamente resistente, o porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando ocorrer a aplicação de produtos ou substâncias químicas inadequadas, causando manchas e deixando a superfície mais porosa.

Não arrisque passar qualquer substância química no porcelanato (principalmente as com ácido na fórmula), para não acabar piorando a situação. Também nunca utilize sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças.

Produtos especializados para a limpeza pós-obra em Porcelanatos

Existem diversos produtos especialmente produzidos para a limpeza de obra de porcelanatos. Eles auxiliam na remoção de resíduos de cimento, rejunte, gesso, argamassa, terra e até ferrugem. Eles possuem uma fórmula especial que não agride, mancha ou ofusca o brilho das peças.

Limpeza diária

No dia a dia é simples conservar o seu porcelanato limpo e brilhante. Use água e detergente neutro (pode ser na mesma proporção indicada acima). Para a limpeza mais pesada use o saponáceo cremoso.

Manchas de graxa ou óleo na limpeza pós-obra

Assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, as manchas de graxa ou óleo nos porcelanatos devem ser removidas com detergente alcalino e com Saponáceo Líquido. Deve-se ter muita atenção para não riscar o piso.

Manchas de tinta

Elas podem ocorrer após uma pintura no ambiente e devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente, como thinner e aguarrás. Caso utilize esses produtos, deverá enxaguar abundantemente logo em seguida.

Manchas de lápis na limpeza pós-obra

As manchas de lápis de cor, giz de cera ou borracha de pneu, são tranquilamente removidas com saponáceo líquido. Já os resíduos de caneta hidrocolor podem ser retirados com álcool.

Na dúvida, antes de aplicar qualquer produto de limpeza, opte sempre pelos detergentes alcalinos ou solventes orgânicos. Nunca utilize sabão em pó e na dúvida, busque o serviço de uma empresa especializada. Agora que você entendeu de limpeza pós-obra em porcelanatos, deixe seu comentário!

Quanto Custa uma Dedetização de Carrapatos?