Entenda o que são as linhas de expressão e como diminuir as marcas

Veja como surgem as linhas de expressão e como podemos amenizar o envelhecimento precoce

É natural com o passar dos anos, que nossa pele perca o colágeno e se torne menos rígida. Os movimentos de contrair e relaxar os músculos da face acabam deixando marcas de expressão. Por essa razão, para retardar o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas antes do tempo, insira o uso dos antioxidantes na sua rotina de skincare, pois eles ajudam no rejuvenescimento da sua cútis. 

Linhas de expressão

As linhas de expressão, chamadas também de pé de galinha ou bigode chinês são rugas mais leves, conhecidas também como rugas dinâmicas que ficam na região dos olhos, da testa e lábios, lugares em que movimentamos mais os músculos como ao sorrir, franzir a testa, apertar os olhos, entre outros. 

Com o tempo, a pele passa por transformações devido à perda de colágeno, uma proteína produzida pelo nosso organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as funções fisiológicas cutâneas de uma pessoa podem diminuir em 50% até a meia-idade, como consequência a pele vai perdendo a sustentação natural, essa redução começa a partir dos 25 anos, diminuindo gradativamente.

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, ele explica que “a capacidade de regeneração da pele, de reestruturação do colágeno e a perda gradativa da substância conforme o avanço da idade (e fatores externos como poluição e radiação solar) fazem a pele permanecer marcada e formar as rugas”.

Causadores das linhas de expressão

As rugas são um resultado natural do envelhecimento, como parte de algo intrínseco/ cronológico, que sofrem influências genéticas, hormonais e as reações metabólicas. Logo, com menos colágeno sendo produzido, a nossa pele fica mais fina, irregular e menos firme. 

Outro fator que contribui para o surgimento das marcas de expressão é a exposição solar sem proteção, que aceleram a degradação do colágeno. A dermatologista Dra. Monalisa Nunes afirma que “não usar o protetor solar é o primeiro e o mais importante, é o que mais causa perda de colágeno”.

Há outros causadores extrínsecos que colaboram para o envelhecimento cutâneo, como indica a Dra. Monalisa “as linhas finas acontecem por esses processos diretos de envelhecimento da pele. Além dos externos também, como exposição solar, tabagismo, álcool, alimentação, sedentarismo, que são fatores que corroboram e aceleram esse processo de envelhecimento”.

Assim, mais de 80% do envelhecimento da pele ocorre com a exposição solar diária. Esse envelhecimento extrínseco, também denominado de fotoenvelhecimento ou fotodano, é um dano contínuo que vai se agravando com o tempo, mostrando os sinais após muitos anos.

Prevenção das linhas de expressão

Como existem múltiplos fatores para o surgimento das linhas de expressão, há também diversos cuidados que podem ser tomados. O primeiro deles é sempre manter a pele hidratada, para devolver os líquidos que perdemos devido aos fatores externos. 

Garantir uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e livre de açúcares é essencial para uma pele saudável, livre de rugas. Crie o hábito de beber bastante água. Dentro da rotina de skincare utilize produtos para limpeza, hidratação e proteção.

Para um tratamento anti-idade eficaz, o protetor solar é o primeiro da lista. Dessa forma, comece a proteger a pele desde a infância. Além disso, os especialistas recomendam o uso de outros produtos somados aos filtros, pois retardam o envelhecimento como:

  • antioxidantes (vitamina C);
  • AHAs;
  • retinol;
  • peptídeos.

Ao comprar um creme facial, verifique se na fórmula encontram componentes adequados para o seu tipo de pele. Dessa maneira, aplique na região dos olhos para reduzir as linhas de expressão nessa região de pele fina, outro método é a aplicação da toxina botulínica, que serve como medida de prevenção contra as rugas.