Uma boa higienização e o cuidado com os materiais transportados vão ajudar a manter as peças sempre novas
Antes de comprar uma mochila ou bolsa novas você precisa verificar o tipo de material, o peso suportado e avaliar se a mochila é espaçosa e atende plenamente às suas necessidades.
Depois de escolher e concluir a compra, vale a pena conferir dicas de como cuidar e manter a peça sempre nova, aumentando a durabilidade e garantindo uma vida útil longa!
Fique atento ao peso
O primeiro cuidado com relação à manutenção das suas bolsas e mochilas diz respeito ao peso transportado. A dica é evitar levar uma carga muito grande, especialmente se for utilizar a mochila nas costas — ou a bolsa nos ombros.
O excesso de peso, além de reduzir a vida útil da sua mochila, pode causar problemas de saúde. Doenças como escoliose, lordose e cifose são exemplos de patologias que têm um agravamento associado ao carregamento de sobrecarga de peso em mochilas e bolsas.
Para as crianças, caso o transporte de peso seja inevitável — muitos livros precisam ser transportados até a escola — o ideal é usar mochilas com rodinhas ou puxadores. Além de reduzir os riscos de problemas de saúde, elas são práticas e funcionais.
Provavelmente a vida útil não será tão longa, em razão do contato das rodinhas com diferentes superfícies. Porém, são alternativas mais seguras sob o ponto de vista da saúde dos pequenos.
Para quem não quer — ou não pode — usar mochilas de rodinhas, é fundamental ficar atento aos seguintes cuidados:
- use as duas alças da mochila, isso ajuda a distribuir o peso, minimiza o impacto físico e aumenta a durabilidade da peça;
- evite transportar mochilas com peso superior a 10% do seu peso; e,
- avalie se todos os itens realmente precisam ser transportados.
O excesso de peso pode causar rasgos no tecido e nas costuras, isso acontece quando é transportado mais carga do que a mochila ou bolsa pode suportar. Por isso, fique atento ao peso.
Faça limpezas periódicas
A manutenção e limpeza das bolsas e mochilas vai fazer toda a diferença na sua durabilidade. Mochila suja é sinônimo de redução de vida útil.
Para garantir uma boa higienização, você precisa ler as instruções presentes na etiqueta do produto. O tipo de limpeza varia de acordo com o material. Enquanto algumas podem ser colocadas na máquina de lavar, outras devem ser lavadas manualmente, e há aquelas que precisam ser lavadas a seco. Utilizando a metodologia de lavagem adequada, você tem a certeza de que não vai danificar o material.
Se você vai lavar na máquina, é interessante utilizar um saco específico para lavagem e verificar atentamente se não ficou nenhum objeto dentro da bolsa ou mochila.
Concluído o ciclo de lavagem, coloque a peça para secar à sombra, preferencialmente em local com boa circulação de ar.
No caso das mochilas que são lavadas à mão, você pode usar detergentes neutros e vinagre de álcool. Faça uma mistura e utilize uma esponja para remover as sujidades. Feito isso, deixe a sua mochila de molho por aproximadamente 10 minutos, enxágue-a e coloque-a para secar à sombra.
A luz do sol pode danificar as peças e contribuir para a perda da cor, por isso, sempre que possível, evite secar suas roupas, bolsas e mochilas no sol. Secar na sombra em local ventilado ajuda a aumentar a vida útil das peças em geral.
Tipo de material e limpeza
Cada tipo de material tem um procedimento de lavagem diferente. Dessa forma, não deixe de conferir qual é o melhor método e os produtos de limpeza indicados para o tipo de material do qual sua mochila é confeccionada.
Cuidado com os objetos transportados
Por fim, dê uma atenção especial aos objetos transportados na sua mochila ou bolsa. O cuidado com o transporte de certos itens pode contribuir para manter suas peças novas e bem cuidadas por um tempo longo.
Ao transportar líquidos e alimentos, invista em recipientes que se mantenham bem fechados, evitando o risco de vazamentos que podem causar manchas e danos irreversíveis.
Também evite transportar objetos com material pontiagudo ou que sejam capazes de causar cortes ou perfurações no tecido. Esses materiais devem ser transportados devidamente protegidos.
Pequenos cuidados vão fazer toda a diferença para manter suas bolsas e mochilas sempre novas. Por isso, adote boas práticas de higiene e conservação e garanta uma vida útil mais longa aos seus objetos pessoais.