Como identificar e resolver problemas elétricos simples?

Quando o assunto é problemas elétricos em nossa casa ou local de trabalho, muitas vezes podemos nos sentir perdidos ou preocupados.

No entanto, nem todo problema elétrico requer a intervenção de um eletricista profissional. Alguns problemas são simples e podem ser resolvidos com facilidade, desde que você saiba o que procurar e como agir. 

Saiba mais sobre alguns problemas elétricos comuns e suas possíveis soluções, permitindo que você resolva questões elétricas de maneira segura e eficiente.

Quais problemas elétricos são comuns em casa?

Nem sempre dá para contar com um eletricista residencial Curitiba, seja por falta de horário ou por emergências mais distantes de um atendimento rápido.

É nessa hora que precisamos nos virar e, hoje vamos falar de algumas soluções básicas para problemas elétricos, confira.

1 – Problema com interrupção de energia em uma tomada ou circuito

Um problema comum é com quedas de energia, para isso é necessário verificar o disjuntor E então é preciso ter certeza de que o disjuntor correspondente ao circuito afetado não tenha sido desarmado.

Caso esteja desarmado, simplesmente empurre-o totalmente para a posição “Ligado”. No entanto, se o problema não for no disjuntor, use um testador de circuitos ou um voltímetro para verificar se há tensão nas tomadas afetadas.

Se não houver, pode haver um problema no circuito ou na fiação. Nesse caso, desligue o disjuntor e chame um eletricista qualificado.

Caso não encontre a solução e o circuito estiver protegido por fusíveis, verifique se há algum fusível queimado e substitua-o por um novo com a mesma amperagem.

2 – Lâmpada queimando constantemente

No caso de lâmpadas queimadas com frequência, certifique-se que está utilizando lâmpadas com a potência adequada para o soquete.

As lâmpadas com potência muito alta podem causar superaquecimento e queima frequente. Contudo, às vezes, lâmpadas mal instaladas também podem causar problemas.

Desligue a energia, remova a lâmpada e certifique-se de que o soquete e os contatos estejam limpos e em boas condições.

Se o problema persistir, pode haver flutuações na tensão elétrica da sua rede. Nesse caso, entre em contato com a companhia elétrica para verificar a estabilidade da tensão.

3 – Interruptores ou tomadas frouxas

Antes de mexer em interruptores ou tomadas, desligue a energia no disjuntor correspondente para evitar riscos de choques elétricos.

Com uma chave de fenda, aperte os parafusos que prendem o interruptor ou a tomada na parede, garanta que estejam bem fixados e nivelados.

4 – Fios descascando ou exposto

Outro problema comum é o desgaste na fiação. Portanto, em caso de fio descascado ou exposto, desligue imediatamente a energia no disjuntor correspondente.

Utilize fita isolante para cobrir o fio descascado e evitar contato direto com a corrente elétrica. No entanto, essa é uma solução temporária; o fio deve ser reparado ou substituído o mais rápido possível.

5 – Problema com disjuntor desarmando repetidamente

Se o disjuntor desarmar repetidamente, pode haver uma sobrecarga no circuito. Verifique quantos dispositivos elétricos estão conectados ao circuito e considere reduzir a carga ou distribuí-la em circuitos diferentes.

Se mesmo após reduzir a carga o disjuntor continuar desarmando, ele pode estar com defeito e precisa ser substituído por um novo.

6 – Problema na luz

Se uma luz estiver piscando, pode haver uma conexão solta ou frouxa no circuito. Desligue a energia e verifique todas as conexões do circuito.

Em alguns casos o problema pode ser por lâmpadas de baixa qualidade ou com defeito, que podem causar o piscar da luz. Neste caso, substitua a lâmpada e veja se o problema persiste.

Lembre-se sempre de priorizar sua segurança ao lidar com problemas elétricos. Se você não se sentir confortável ou não tiver certeza sobre como resolver um problema, é melhor chamar um eletricista em Curitiba qualificado para inspecionar e fazer os reparos necessários.

Respeitar as normas de segurança elétrica é essencial para evitar acidentes e garantir um ambiente elétrico seguro em sua casa ou local de trabalho.

Ao seguir as orientações e tomar precauções adequadas, você poderá identificar e resolver problemas elétricos simples e desfrutar de uma instalação elétrica estável e segura.