Decoração da sala: como combinar o sofá com poltronas?

A escolha da paleta de cores é um dos diferenciais mais importantes

Em se tratando de decoração, sempre há múltiplas formas de deixar o ambiente mais bonito, sem perder a harmonia visual. No caso de um cômodo importante como a sala de estar, isso não poderia ser diferente.

O sofá e a poltrona aparecem como os dois estofados principais deste ambiente. O problema é que nem sempre sabemos como combinar cada peça. Se você tem um sofá colorido, por exemplo, qual a melhor escolha para a poltrona?

Hoje vamos dar algumas ideias de como compor a sala de estar com estes dois móveis indispensáveis e, o melhor, considerando o estilo e as preferências de quem vive na casa.

Combinando sofá e poltrona

Inicialmente, é importante considerar alguns aspectos na hora de decidir qual sofá e poltrona escolher. O primeiro deles é a paleta de cores escolhida para a sala. Um cômodo com cores neutras é bem mais fácil de ser decorado, já que os móveis podem ficar em destaque, seja por conta da textura, tamanho ou da sua tonalidade.

Lembre-se que para ter um visual harmonioso as cores da sala devem conversar entre si, e isso inclui as cores do piso, paredes, móveis, quadros e demais objetos de decoração presentes na sala.

Outro detalhe diz respeito à textura do sofá e da poltrona, pois é preciso considerar qual será o tipo de revestimento (tecidos e demais materiais) que vão servir de forro tanto para a poltrona quanto para o sofá.

O estilo predominante da sala também é um fator muito importante na decoração da sala de estar. Minimalista, clássico, descolado, rústico, industrial… seja qual for o estilo escolhido, é preciso que ele combine com o gosto pessoal dos moradores.

Por último, considere o layout que será formado pelos móveis, seja a formação de dois espaços que se comunicam entre si ou um ambiente completamente integrado, preenchendo todo o espaço de forma harmônica. A seguir, confira as principais dicas para combinar o sofá e a poltrona.

Escolha um ponto em comum

Quem deseja fugir do tradicional pode se aventurar ao escolher um sofá e poltrona diferentes, mas com um ponto em comum. Este pode ser o tipo de revestimento, a textura do forro e suas cores ou mesmo um detalhe, como o material das pernas ou do apoio desses estofados.

Uma sala pode ter, por exemplo, um sofá de cor neutra e uma poltrona colorida que têm em comum o tipo de tecido usado, ou ainda o formato dos móveis. São diversas as possibilidades.

Use cores da mesma paleta

Ainda nessa perspectiva de sair do clássico, você pode optar por ter poltrona e sofá com cores diferentes, mas que conversem entre si, obtendo uma maior harmonia visual.

Para isso, é preciso buscar por tonalidades que estejam na mesma paleta de cores. Você pode mesclar tons de preto e cinza, branco e bege, além de opções com tom sobre tom.

Use a poltrona como ponto de cor

Outra opção é usar a poltrona como ponto de cor da sua sala de estar. Isso implica em usar um sofá de tonalidade clássica e investir em poltronas que tenham cores fortes e vibrantes.

Uma poltrona rosa pink, azul royal ou mesmo vinho farão toda a diferença numa sala onde o sofá e a decoração são mais neutros. Você pode ainda criar esse ponto divergente usando uma poltrona com modelo e formato bem distintos do sofá.

Aposte em um único estilo

Já quem não deseja arriscar e prefere manter o clássico, o melhor é apostar em um único estilo, tanto do sofá quanto da poltrona. Isso implica no formato, textura e cores destes dois móveis.

Para tirar o ar totalmente monocromático, deixe os destaques para os detalhes, como o tapete usado sobre o piso, a mesinha de centro, os quadros pendurados na parede ou mesmo na iluminação.