Com o final do ano que está bem próximo, vendedores e lojistas começam a se animar com uma das melhores épocas do ano para os negócios em geral: o Natal. Mesmo diante da conjuntura econômica nacional, todos os vendedores e empresários têm grande expectativa para os resultados de dezembro.
Pode-se dizer que o Natal pode ser o período de pico da demanda de produtos e serviços, levando a vendas recordes de lojas e vendedores. Entretanto, para fazer isso, você precisa se preparar para o último mês do ano.
A demanda atual muda, a competição de mercado é extremamente acirrada e o mais importante é que as pessoas possam encontrar facilmente preços melhores e produtos, o que exige que os vendedores estejam preparados para se destacarem.
É fundamental estar preparado para atender todos os clientes e mostrar as condições de pagamento mais adequadas e os melhores produtos. Uma delas é buscar uma máquina de cartão de crédito para autônomos.
Desta forma, você irá conseguir aumentar seus resultados em faturamento.
Se você quer aumentar as vendas no Natal e conseguir bons resultados em dezembro, este artigo é para você! Aqui estão algumas dicas para fazer você aumentar as vendas de Natal!
Abuse das promoções
O Natal é a melhor época para os vendedores realizarem promoções “combo” – compre um e ganhe outro – e acumular descontos, permitindo aos clientes comprar mais produtos para obter preços mais favoráveis.
Além disso, certifique-se de lançar promoções com antecedência – algumas semanas antes da data – para atrair a atenção do maior número possível de clientes e garantir os melhores preços do mercado.
Um detalhe bastante importante: Antes da promoção, você deve definir um prazo e deixar claro para o cliente. Isso ajuda a dar às pessoas um senso de urgência para concluir a transação e pode até permitir que comprem mais produtos em um período mais curto.
Criar condições e descontos especiais
Quer uma estratégia bastante eficaz para aumentar as vendas do que fornecer descontos e outras condições especiais? Crie promoções verdadeiramente atraentes – não se esqueça de que o preço é um fator importante nas decisões de compra em um mercado tão competitivo.
As ações que você poderá realizar incluem: brindes; bônus para compras futuras; cupons de desconto; leve 3 pague 2; diversificação dos métodos de pagamento (por exemplo, aumentando o limite de parcelamento ou proporcionando um período de entrada mais longo).
Então, é preciso lembrar que, quando se trata de dinheiro e renda, é preciso tomar decisões com muito cuidado e planejamento. É sempre importante garantir que essa estratégia não prejudique o seu fluxo de caixa, muito menos cause prejuízos ao negócio.
Defina metas de vendas para o Natal
Uma forma fácil de curtir o Natal e aproveitar as vendas é estabelecer metas a serem alcançadas.
Definir uma meta a perseguir é uma boa maneira de se manter motivado e garantir um bom desempenho em dezembro para aproveitar ao máximo este momento.
Garanta o estoque de final de ano
De modo a se preparar para o aumento substancial na demanda de produtos, manter altos estoques é bastante importante. É importante que os vendedores tenham todos os produtos que os clientes possam desejar – se eles não puderem encontrá-los, podem procurar concorrentes.
No entanto, no final do ano, não deixe de manter seu estoque alto em hipótese alguma. Entretanto, tenha muito cuidado ao lidar com o estoque: bastante produtos armazenados representam fluxo de caixa retido – o que significa menos dinheiro disponível. Antes de preparar o estoque, conduza uma pesquisa de mercado para entender as necessidades do cliente, de modo a se preparar de maneira eficaz.
Invista em marketing digital
Uma grande maioria dos consumidores fará uma série de pesquisas na Internet para encontrar o melhor produto que atenda a todas as suas necessidades antes de finalmente escolher um produto e concluir uma transação.
Devemos ainda referir que todos procuram os métodos de pagamento atrativos e melhores descontos.
Por isso, para aumentar as vendas de Natal, não deixe de criar um blog e manter as redes sociais como Instagram e Facebook atualizados. Isso permite atingir um grande número de pessoas e gerar grandes vendas no final do ano.
Marcar presença no ambiente digital
Com tanta gente conectada à internet, levar a sua empresa para o ambiente digital é uma excelente maneira de atrair mais pessoas e ampliar a divulgação. Além de perfis nas redes, isso poderá ser realizado através de: aplicativo para smartphone, blog e site.
No entanto, usar esses momentos de celebração para promover produtos “online” é uma maneira de chamar mais atenção, portanto, aumentar as vendas. Lembre-se de que também essa estratégia ajudará sua empresa a estar cada vez mais próxima do público.
Mantenha contato com os clientes existentes
Quem comprou produtos na sua empresa conhece a qualidade dos serviços e produtos, certo? Por isso é bastante importante que nesta época de final de ano os vendedores não deixem esses consumidores de lado.
Os clientes que já sabem o que você deseja fornecer, podem ser o público com grande probabilidade de fazer as compras de Natal.
Portanto, certifique-se de manter contato com os clientes existentes.
Envie convites, e-mails e mensagens para conferir novos produtos e exibir as promoções de fim de ano. A atitude desses vendedores pode levar os consumidores a comprar novamente: vender para os mesmos clientes deve ser o seu principal objetivo de ação.
Observar o que os concorrentes têm feito
Acompanhar os concorrentes é sempre fundamental para a tomada de decisões na empresa. Isso é especialmente verdadeiro para monitoramento de atividades promocionais e preços. Porém, é importante avaliar as estratégias adotadas, os produtos fornecidos e, principalmente, a avaliação do cliente quanto à qualidade dos bens e serviços.
Vale a pena também conferir a disposição do layout da loja e quaisquer outras informações que ajudem a melhorar o seu posicionamento e planejamento no mercado. Essa prática é chamada de benchmarking e você pode usá-la para determinar as melhores práticas e quais etapas você pode executar para aplicá-las ao seu negócio.
Lembre-se de que não se trata apenas de copiar outras empresas, mas de adaptar ideias de sucesso. Mais importante, você não precisa apenas se manter em contato com seus concorrentes diretos: é bom também saber o desempenho de grandes marcas.