Banho a seco em filhotes é permitido? Entenda

Filhotes de animais de estimação são adoráveis e frágeis. Suas peles delicadas e a imunidade em desenvolvimento os tornam vulneráveis a vários riscos, especialmente quando se trata de cuidados de higiene.  Apesar de ser necessário apenas em algumas situações pontuais, muitos tutores ficam na dúvida sobre quando é seguro começar a dar banho nos filhotes e quais os perigos associados a banhos tradicionais com água. Neste conteúdo, vamos explorar o conceito de banho a seco em filhotes, discutindo a idade adequada para começar, os riscos de banhos com água, dicas para um banho a seco seguro e mais.

Quais são os riscos de dar banho com água em filhotes?

Dar banho em filhotes com água pode ser arriscado por várias razões. Conheça as principais a seguir.

  • Resfriamento: filhotes têm dificuldade em manter a temperatura corporal, e um banho com água fria pode causar hipotermia.
  • Produtos Químicos: produtos comuns para banho de pets podem ser prejudiciais para a pele, os olhos e os ouvidos sensíveis dos filhotes.
  • Infecções: a pele ainda em desenvolvimento dos filhotes é mais suscetível a infecções por fungos e bactérias. Os ouvidos e os olhos também podem infeccionar se tiverem contato com água e sabão.

A partir de qual idade é adequado começar com o banho a seco?

Em geral, o Banho a seco em filhotes é uma opção mais segura para filhotes do que os banhos tradicionais com água. A partir de três meses de idade, quando seu sistema imunológico começa a fortalecer, você pode considerar introduzir banhos a seco. 

O banho a seco é menos estressante para os filhotes, uma vez que evita exposição excessiva à água e é uma ótima maneira de acostumá-los com a rotina de cuidados de higiene. Com o tempo, essa deixa de ser uma experiência ruim e passa a ser um momento agradável.

Passo a passo para um banho a seco seguro

Para te ajudar no processo, destacamos alguns passos simples para realizar um Banho a seco em filhotes filhote. 

  • Reúna os suprimentos: você precisará de um xampu a seco, uma escova boa e adequada ao tipo de pelo do filhote e algumas toalhas (três é mais que o suficiente para os filhotinhos).
  • Escovação prévia: antes de começar o banho, escove suavemente o pelo do filhote para eliminar sujeiras e emaranhados.
  • Aplicação do xampu a seco: siga as instruções do rótulo do produto para aplicar a quantidade de xampu a seco que será necessário. É preciso de cuidado na quantidade de xampu para garantir que o produto não agrida a pele do filhote.
  • Massageie e limpe: massageie suavemente o pelo do filhote durante o período indicado nas instruções do xampu e limpe-o com uma toalha. Repita o processo de remoção até ver que as toalhas estão saindo praticamente secas.
  • Escovação final: escove e penteie o pelo do filhote novamente para garantir que fique macio, sedoso e desembaraçado.

Qual a diferença entre banho a seco de cachorros e gatos

É importante notar que os filhotes de cachorro e gato têm necessidades de higiene ligeiramente diferentes. Os cachorros são mais ativos e ficam sujos com frequência. Já os gatos, além de serem menos agitados, possuem uma rotina natural de auto-higiene diária.

Com isso, a real diferença entre o banho a seco de cães e gatos está na frequência dos banhos. Se você tiver um gato, é bem provável que ele não precise de banho durante toda a infância.

Certifique-se de usar produtos apropriados para a espécie do seu animal de estimação e consulte um veterinário para orientações específicas.

Situações em que é melhor evitar o banho

Embora o banho a seco seja uma opção segura, há situações em que é melhor evitar qualquer tipo de banho, como as apresentadas a seguir.

  • Filhotes doentes: se o seu filhote estiver doente, evite banhos até que ele esteja saudável novamente.
  • Condições de pele: se o filhote tiver alguma condição de pele, siga as orientações do veterinário em relação aos banhos.
  • Ambiente muito frio: em climas frios, evite banhos para não expor o filhote a temperaturas baixas.