Bem conhecido pelos fãs de Jurassic Park, o âmbar não é uma pedra (como se poderia pensar a princípio), mas uma resina vegetal, solidificada com o tempo.
Esta misteriosa gema orgânica, de cor laranja dourada, é usada há milênios como ornamento na forma de jóias. De fato, são atribuídos muitos benefícios à saúde, que teria a capacidade de aliviar problemas de origem física e psicológica. Descubra conosco as propriedades do âmbar, um dos principais exemplos de medicina alternativa.
Propriedades físicas do âmbar
O âmbar amarelo é uma gema orgânica produzida por processos biológicos, assim como coral, madrepérola ou pérolas de ostras; portanto, não pertence ao grupo dos minerais, mas ao dos sedimentares. O âmbar resulta da polimerização de isoprenos, componentes da resina de certas coníferas, sob certas condições de pressão e temperatura e durante um processo que pode durar vários milhares de anos.
Existem muitos depósitos de âmbar no mundo, sendo os principais na Europa, nos países localizados ao redor do Mar Báltico, bem como na República Dominicana e no México. Se as secreções da resina estiverem ao ar livre, o âmbar pode conter inclusões de pequenos organismos fósseis, como insetos. Essas amostras são, portanto, muito úteis para os cientistas e fornecem informações sobre as condições ambientais da época em que a resina foi fossilizada.
Dependendo das variações de sua composição e de sua idade, o âmbar pode apresentar uma cor que varia do amarelo ao marrom, com a superfície tendendo a escurecer com o tempo. Existem mais de 200 tons, os tons mais comuns que lembram as diferentes variedades de mel.
O brilho do âmbar é vítreo, transparente a translúcido e muitas vezes turvo com pequenas bolhas. Sua dureza é moderada e sua densidade é baixa, o que faz o âmbar flutuar em água salgada.
Por fim, o âmbar amarelo torna-se magnetizado em contato com a pele, com a particularidade de assumir uma carga negativa ao arrancar elétrons da superfície contra a qual é esfregado. Tem, por isso, a capacidade de formar iões negativos, conhecidos pela sua ação de bem-estar no organismo, reduzindo a fadiga, fortalecendo o sistema imunitário e através da sua ação antioxidante.
O ar rico em íons negativos é encontrado em ambientes naturais onde há água em movimento, como ondas à beira-mar ou cachoeiras, bem como próximo a florestas de pinheiros. Por outro lado, os íons positivos ocorrem antes de uma tempestade ou durante certos ventos quentes, o que explica essa sensação de asfixia que se pode experimentar antes da tempestade.
Eles também são encontrados em cidades e locais poluídos, e também são emitidos pela maioria dos aparelhos elétricos. O âmbar, ao emitir íons negativos, traz, portanto, uma sensação de calma e um retorno ao básico.
Composição química do âmbar
Além de suas propriedades eletrostáticas, o âmbar destaca vários elementos interessantes. Ele possui ácido succínico, que representa 3-8% da massa do âmbar do Báltico e foi extraído pela primeira vez do âmbar, justificando assim o seu nome. Esta molécula viva está envolvida no metabolismo celular e na produção de energia pelas mitocôndrias.
Tem também moléculas da família dos terpenos, que são compostos muito perfumados que reagem com a luz: o âmbar, por exemplo, aparece mais ou menos escuro dependendo da quantidade de sol. Entre eles estão os diterpenos, moléculas de grande importância biológica por serem conhecidas por serem antimicrobianas e anti-inflamatórias, o que explica o uso de resinas na medicina.
Assim, a hipótese mais provável sobre as virtudes do âmbar devido à sua composição química está ligada à presença de óleos terpenos no âmbar. Ao contrário dos minerais, o âmbar não é inerte e possui muitos elementos voláteis, que podem ser liberados pelo atrito com a pele e pelo calor que nosso corpo emite. Este, então, recebe microdoses de ácido succínico e terpenos, como uma “mancha de planta”.
8 usos saudáveis do âmbar
Graças à associação entre as suas propriedades físicas e químicas, o âmbar constitui um excelente suporte para a cura, capaz de acalmar muitas doenças e estimular o nosso sistema energético.
1. Estimular as defesas imunológicas
Uma das principais virtudes atribuídas ao âmbar é a purificação. Historicamente, o âmbar era queimado como incenso para combater germes e vírus. O âmbar, de fato, promove o processo de cicatrização, estimulando o sistema imunológico e ajuda a combater a fadiga.
O âmbar amarelo é particularmente indicado em infecções da esfera otorrinolaringológica, como infecções orais e outras dores de garganta. Usar um colar de ambar ajudaria a erradicar dores e infecções, por meio da ação anti-inflamatória da resina.
2. Prevenir a dor da dentição
Os colares de contas de âmbar são tradicionalmente recomendados para bebês e crianças pequenas, especialmente em casos de dentição dolorosa. Tenha cuidado, no entanto, ao escolher um colar sólido, com nós entre cada pérola para evitar qualquer risco de ingestão se o colar quebrar.
Além disso, não deixe uma criança usando coleira sem supervisão: é melhor removê-la à noite, durante as sonecas e enquanto a criança estiver sozinha, devido ao risco de estrangulamento.
3. Acalma problemas articulares e inflamatórios
O âmbar deve ser testado como analgésico no caso de distúrbios articulares e inflamatórios, como reumatismo ou osteoartrite. Diz-se que a eficácia do âmbar se estende até mesmo às dores musculares e esqueléticas.
4. Cure as condições da pele
Como colar ou em forma de elixir para aplicação direta nas partes afetadas, o âmbar ajuda a tratar muitos problemas dermatológicos, incluindo eczema, herpes zoster, acne, abscessos, coceira, etc.
Seus benefícios na pele não param por aí, pois o âmbar também é conhecido por seus efeitos antienvelhecimento. De fato, ajudaria a retardar a oxidação das células e aumentar sua regeneração. Sob sua ação, nossa pele fica mais bonita: não apenas ajuda a se livrar da vermelhidão e da inflamação, mas também torna nossa pele mais suave.
5. Limitar as manifestações alérgicas
O âmbar amarelo é recomendado para prevenir e aliviar alergias, bem como condições causadas por esses alérgenos, como asma ou eczema. Faria maravilhas especialmente contra alergias a animais, febre do feno e alergias causadas por pólens.
6. Ajuda a combater o estresse e a depressão
Substância purificante, o âmbar amarelo é recomendado para pessoas que sofrem de depressão ou estão sujeitas a ansiedade. O âmbar emite íons negativos restaurando o dinamismo e a clareza da mente e fortalece a motivação. Promove bem-estar, relaxamento e um estado mental positivo em geral.
7. Melhorar a qualidade do sono
Além de nos relaxar, o âmbar também ajuda a reduzir o efeito negativo que as telas têm em nosso sono. De fato, passar tempo em frente à televisão, ao computador ou ao smartphone menos de 2 horas antes de ir para a cama dificulta a produção de melatonina, esse hormônio secretado pelo nosso corpo à noite para garantir um sono rápido.
Resultado: demora mais para adormecer ou pode até enfrentar insônia. Colares de âmbar limitam a má influência das telas em nosso sono, enquanto promovem nosso relaxamento.
8. Aumente a autoconfiança
O âmbar está repleto de uma energia positiva que ajuda a estimular e desenvolver a autoconfiança e a autoestima, mas também a atingir um certo nível de serenidade e sabedoria.