O mundo dos seguros é extremamente vasto, pois existem diferentes tipos para que a pessoa escolha o que mais se adequa ao que ela quer, mesmo que algumas não entendam muito bem como os seguros funcionam. Então, antes de sair por aí contratando o primeiro seguro que aparecer, é necessário entender qual é o seu objetivo, considerando que um seguro tem como base proteger caso alguma coisa aconteça com o que está sendo segurado.
Além disso, é preciso prestar atenção no valor sendo cobrado pelo seguro. Assim, se você está procurando um seguro de vida mais barato, certifique-se de que ele é bom e se adequa ao que você deseja, para que no futuro não tenha problemas com isso. No entanto, muitos indivíduos não sabem quais seguros são os mais essenciais, e esse é também um ponto muito importante.
Confira abaixo os tipos de seguros considerados primordiais para todas as pessoas. A nossa listinha, com certeza, vai te ajudar na hora de decidir qual contratar.
1 – Seguro de vida
O seguro de vida é considerado uma das contratações mais comuns quando o assunto é proteção pessoal. É por meio dele que a seguradora paga uma indenização caso aconteça algum tipo de problema com o segurado. A maioria dos seguros de vida cobre principalmente casos de morte. Quando isso acontece, os dependentes recebem os recursos necessários. Além disso, é possível contratar um seguro funeral, de modo a garantir que os familiares vão receber a ajuda de terceiros para lidar com todas as etapas após o falecimento.
2 – Seguro automotivo
Também conhecido como seguro de carro ou seguro auto, este é um dos contratos que as pessoas mais buscam. Como o próprio nome diz, ele é voltado para veículos automotores, como carros, motos e caminhões. A cobertura desse seguro é feita de acordo com a apólice, mas o segurado costuma ter o benefício em casos de: incêndio, enchente, roubo ou furto qualificado, acidentes no trânsito e danos a terceiros. Além disso, os seguros automotivos costumam ter assistência 24h, serviço de guincho, chaveiro e carro reserva.
3 – Seguro-viagem
Se você é uma pessoa que costuma viajar com frequência, um seguro-viagem pode ser necessário caso aconteça qualquer coisa durante a viagem. Nessa contratação, o segurado tem a proteção da empresa escolhida durante todo o período de viagem. As coberturas mais comuns são: morte em viagem, despesas médicas e hospitalares, traslado médico, bagagem extraviada e cancelamento de viagem.
4 – Seguro residencial
A função principal de um seguro residencial é proteger a sua residência caso aconteça alguma coisa com ela. A maioria das pessoas contrata esse tipo de seguro quando o imóvel é próprio e recém-construído, mas vale também para apartamentos. Esse seguro costuma cobrir as seguintes condições: incêndio, explosão, roubo, eletricista, enchente e queda de raio.
5 – Seguro empresarial
Essa é uma modalidade de seguro que só pode ser contratada por pessoas jurídicas, em que uma empresa consegue proteger todo o patrimônio corporativo. Além disso, o seguro empresarial costuma ser mais específico, já que cada parte de uma companhia tem necessidades diferentes. Por isso, as coberturas costumam variar entre as seguradoras, as mais comuns são: incêndio, enchente, roubo, explosões e quebra de máquinas.
É importante ressaltar que na hora de contratar qualquer tipo de seguro é necessário avaliar se vale mais a pena ter um seguro coletivo, no qual todas as pessoas do contrato têm direito a receber as coberturas oferecidas pela seguradora. Isso é indicado principalmente para famílias com crianças ou com pessoas mais velhas. O seguro individual é ideal para quem mora sozinho ou para quem precisa de um seguro para determinadas situações, como é o caso do seguro-viagem.