Esses 5 edifícios abrangem continentes, cronogramas e religiões, e não poderiam parecer mais diferentes um do outro. No entanto, todos estão unidos por suas configurações únicas e pela maravilha de sua arquitetura. Também estão ligados pelos artigos religiosos que podemos encontrar.
De um templo budista tailandês com gravuras da Hello Kitty a uma igreja finlandesa esculpida em granito, aqui estão os mais incríveis edifícios religiosos ao redor do mundo.
As Montanhas de Mármore
Ngu Hanh Son, ou montanhas de mármore, são um grupo de cinco montanhas imponentes, localizadas ao sul da cidade de Danang, Vietnã, e com os nomes de metal, madeira, água, fogo e terra. No século XIX, grutas hindus e budistas foram construídas nas cavernas e túneis que atravessavam as montanhas.
Uma com um sentimento particularmente religioso é a Gruta Huyen Khong, onde não há luz, exceto por aquela projetada através dos buracos no teto da caverna. Essas qualidades clássicas religiosas são tornadas ainda mais atmosféricas pela reclusão de estar em cavernas escondidas, acessadas por degraus de pedra que levam até as montanhas.
Igreja Temppeliaukio
Esculpindo um lugar de quietude e magnificência fora de uma paisagem urbana, a Igreja Rock em Helsinque foi construída por dois irmãos em 1969. Foi construída a partir de uma estrutura de granito pré-existente, tornando-a ambígua em sua aparência exterior.
Esta igreja luterana é espetacular em sua incorporação de elementos naturais, os raios de luz que inundam através das claraboias, a fenda da era glacial como um pedaço de altar, a cúpula de cobre abrangente, e as paredes de rocha sólida. Não é surpresa que seja um dos edifícios mais visitados de Helsinque.
Monte Saint-Michel
A apenas 600 metros do litoral da Normandia, esta abadia beneditina é dona de uma beleza magnética e misteriosa localizada no ponto mais alto da pequena formação rochosa. Construída em estilo gótico e concluída em 1523, é acessível apenas na maré baixa, cruzando as margens e, em seguida, subindo as ruas íngremes até a abadia no topo da ilha.
Era originalmente um local para um grande número de peregrinos, atraindo muitos artesãos durante a Idade Média, e continua a atrair grandes números até hoje. A ilha tem estado sob vários controles, desde os vikings até monges beneditinos, e este passado complexo é palpável.
Monte São Miguel
Com uma igreja e um castelo no topo da ilha rochosa, o Monte de São Miguel, na Inglaterra, compartilha muitas semelhanças com seu homólogo francês, o Monte Saint-Michel. Um presente para os beneditinos, o Monte São Miguel foi ocupado pela mesma ordem religiosa que a ilha francesa.
Um local igualmente atmosférico, acessível apenas através da calçada de granito feita pelo homem quando a maré está seca ou baixa, o Monte de São Miguel é um lugar de isolamento e curiosidade. As histórias em torno de sua história só servem para promover esse sentimento, com contos de gigantes sendo derrotados e visões de São Miguel Arcanjo.
Tabernáculo de Salt Lake
Supostamente descrito por Oscar Wilde como o edifício mais puramente terrível que ele já viu, esta igreja mórmon e façanha da engenharia foi projetada por Henry Grow, utilizando sua experiência na construção de pontes. Construída entre 1864 e 1867, a igreja tem capacidade para 7.000 pessoas e tem um dos maiores órgãos de tubos do mundo. Embora detestada por Wilde e descrita por alguns como a “Igreja da Santa Tartaruga”, foi descrita por Frank Lloyd Wright como “uma das obras-primas arquitetônicas do país e talvez do mundo”. Com razão, a atmosfera criada pela magnitude por si só é esmagadoramente poderosa.