Se você começou a praticar atividades físicas recentemente, já deve ter ouvido falar do pré treino. Ele é consumido diariamente por praticamente todos os atletas antes de iniciarem os seus treinos, devido aos benefícios que oferece a estes.
É normal que os iniciantes na prática de exercícios tenham dúvida sobre esse assunto, afinal, como uma simples substância pode afetar o treino de forma positiva? Pois saiba que os suplementos são indispensáveis para você que quer obter bons resultados na academia. Vamos entender o porquê!
Qual é a função principal de um pré treino?
É muito comum que algumas pessoas tenham vontade de se exercitar, mas desistam por falta de energia ou motivação. Em outros casos as pessoas até conseguem praticar o exercício, mas não da forma que gostariam. O pré treino existe para resolver esse problema.
Com ele, é possível obter a energia e o ânimo necessários para alcançar aquele resultado que tanto deseja. Eles podem ser encontrados em sua forma natural, como na cafeína e no chá-verde, ou desenvolvidos como uma composição em pó e cápsulas.
Essas composições, chamadas de suplemento, podem fazer muito mais do que fornecer energia. Elas também aumentam a resistência muscular, o que permite ao atleta realizar o treino com mais força e intensidade.
Além disso, elas também auxiliam na reconstrução dos músculos e diminui as chances do atleta sofrer algum tipo de lesão ou fadiga muscular. Tudo isso contribui para aumentar de forma significativa o seu desempenho na academia.
Quando devo tomar o meu pré treino em relação ao meu treino?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre os iniciantes. O momento de tomar o pré-treino pode variar dependendo do indivíduo. Isso acontece porque algumas pessoas têm um organismo que digere as substâncias de forma mais lenta que outras.
De forma geral, ele é normalmente consumido 30 minutos antes de começar o treino. Esse intervalo é suficiente para a composição fazer efeito e fornecer a energia e os nutrientes necessários para o esforço realizado na atividade física.
Após ingerir, as substâncias continuam no organismo por cerca de 4 a 6 horas, e podem chegar até 9 horas em organismos mais lentos. Se você perceber que o efeito dura muito tempo no seu corpo e atrapalha o seu sono, pode começar a tomar o suplemento 1 hora antes de começar a treinar.
Posso misturar meu pré treino com outras bebidas ou suplementos?
Sim, ele pode ser misturado com outras bebidas, principalmente a composição em pó. Mas é óbvio que a mistura deve ocorrer com outra bebida benéfica à saúde, como, por exemplo, água, leite ou algum suco natural.
Quanto à mistura de suplementos, isso pode ser feito, mas com cuidado e orientação profissional. Eles são feitos para atender a diferentes necessidades, ou seja, não faz sentido misturar uma composição feita para aumentar a resistência muscular com outra que favorece a queima de gorduras. Portanto, é importante considerar o seu objetivo antes de fazer a mistura.
O pré treino é seguro para todos?
O consumo é seguro desde que seja feito da forma correta. É recomendado consultar um nutricionista, que vai lhe indicar a quantidade certa para consumir, considerando o seu peso, idade e objetivo na academia e dieta.
Também é importante ficar atento a algumas composições, principalmente as importadas, que possuem substâncias proibidas no Brasil. Essas opções não são seguras de consumir e podem causar problemas na saúde.
Quais são os possíveis efeitos colaterais do pré treino?
Quanto consumido de forma indevida, ele pode causar alguns efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, batimentos acelerados e câimbras. Se você sentir algum desses sintomas, pare de consumir o suplemento e consulte um médico.
Mas se consumido de forma correta e com o auxílio de um profissional de saúde, o pré treino, em conjunto com uma boa rotina de exercícios, ajudará você a conseguir o resultado que deseja e trará benefícios para a sua saúde.