O certificado digital é o avanço natural do modo como realizamos alguns processos diários, relacionados a burocracias. Seja na forma de documento de Pessoas Físicas, com o e-CPF, ou na forma de documento de Pessoas Jurídicas, com o e-CNPJ, essa versão digital é uma ajuda que não poderá ser ignorada na vida de qualquer pessoa e, principalmente, na vida de empresas.
Se você tem um negócio, seja como empreendedor Pessoa Física ou Jurídica, deve imediatamente conseguir um certificado digital para trazer mais agilidade para os processos rotineiros e diários. Venha conhecer como esse documento virtual pode mudar a forma como você faz negócio!
O que é um certificado digital?
É como um documento virtual, que pode existir na forma dos dois tradicionais cadastros, o CPF – para Pessoas Físicas – e o CNPJ – para Pessoas Jurídicas. Com esses documentos digitais você leva para ações no mundo virtual a mesma formalidade que você pode ter no mundo real, para assinar documentos e comprovar a sua identidade.
Com um certificado digital você tem muito mais praticidade no seu dia a dia, e pode emitir notas fiscais e assinar documentos do escritório, ou mesmo de casa. Assim, desburocratiza processos e os torna mais ágeis e práticos.
Como um certificado digital funciona?
Um certificado digital funciona em pelo menos duas versões: o certificado A1, armazenado no computador, e outro armazenado em um disco removível, um pen drive, chamado de certificado A3. Existe também a possibilidade de armazenar o certificado digital em nuvem, o que pode facilitar diversos processos no dia a dia, já que poderá ser acessado de qualquer lugar.
As duas versões funcionam basicamente para a mesma coisa, mas variam apenas no modo como são armazenados e no vencimento do cadastro, o certificado A1 é um documento digital que expira mais rápido do que a versão A3.
O certificado digital em qualquer uma das versões funciona basicamente para as mesmas coisas, com ele você pode:
● Emitir notas fiscais;
● Interagir com portais do governo;
● Emitir documentos para a Receita;
● Acessar sites como e-CAC;
● Assinar documentos remotamente;
● Acessar o INSS.
Vale lembrar, que tudo isso é feito do conforto do escritório ou até mesmo de casa. Com o home office cada vez mais comum, o certificado digital é um item indispensável para a forma como trabalhamos hoje em dia.
Por que usar um certificado digital para assinar documentos?
Uma das maiores vantagens de um certificado digital é a possibilidade de assinar documentos e fechar acordos de modo remoto, sem estar presente e sem precisar sair de casa para isso. Imagine você ter que pegar trânsito, gastar com gasolina, tomar seu tempo para se deslocar até determinado local, apenas para assinar algum documento.
Diga adeus a todo esse processo chato, assim que tiver em mãos (ou em nuvem) um certificado digital, pois com ele você poderá facilmente assinar qualquer documento de onde quer que esteja, desde que esteja próximo a uma máquina habilitada para acessar o seu. Tudo muito prático, rápido e seguro.
Qual a vantagem de usar um certificado digital para assinar documentos?
Muitas pessoas ainda têm alguma desconfiança em relação ao certificado digital, por imaginar que são, em alguma medida, não muito seguros, por se tratar de documentos virtuais. No entanto, a tecnologia de ponta desenvolvida para proteger os certificados digitais é robusta e bastante avançada, o que torna praticamente impossível falsificar esse documento.
Na verdade, falsificar um certificado digital é muito mais difícil e trabalhoso que falsificar um documento normal de papel. Então, se você quer segurança, saiba que os certificados digitais apresenta vantagens insuperáveis nesse sentido! Além de toda a rapidez e agilidade que possibilita na validação de processos legais. Por isso, procure a VALID certificadora e faça já seu certificado!