Quem nunca já deixou o vidro sujo pela dificuldade em realizar sua limpeza? O problema só piora quando a limpeza deve ser realizada em locais altos e de difícil acesso. Porém, com o avanço da tecnologia, vidros autolimpantes vêm sendo instalados em vários locais.
Acompanhe esse post e saiba tudo sobre os vidros inteligentes, conheça suas características, vantagens e como é feita sua instalação;
Como é um vidro autolimpante?
Um vidro autolimpante é um tipo de vidro que possui a incrível capacidade de se manter limpo de forma automática. Ele é produzido para repelir a sujeira e manter sua transparência sem exigir muita manutenção.
O segredo por trás dessa tecnologia está na camada especial aplicada na superfície do vidro. Sua principal característica se dá por sua superfície hidrofílica, o que significa que ele atrai água.
Então quando a água entra em contato com o vidro, ela forma uma fina camada e se espalha sobre a superfície.
Assim, essa água ajuda a arrastar partículas de sujeira, poeira e outros resíduos que possam estar presentes.
Os materiais de sua composição interagem com a luz solar e a umidade do ar, formando uma reação que quebra a sujeira orgânica.
Além disso, ela transforma as substâncias solúveis em água, tornando-as facilmente removidas da superfície do vidro, deixando-o limpo.
Ele é um material capaz de se livrar de manchas causadas por óleos, gorduras e outras substâncias, que acontece pela camada de sua superfície.
Uma das grandes vantagens do vidro autolimpante é a sua praticidade. Ao não acumular sujeira, ele requer menos limpeza frequente, economizando tempo e esforço. No entanto, é importante ressaltar que o vidro autolimpante não é totalmente imune à sujeira.
Quais os benefícios desse vidro?
O vidro autolimpante oferece uma escolha vantajosa em comparação com o vidro comum. Além da baixa manutenção, ele oferece muitas vantagens, garantindo eficiência e economia.
Além disso, por sua limpeza, o vidro mantém uma aparência limpa e transparente por mais tempo. Dessa forma mantém a estética dos vidros em bom estado, além de contribuir para a sustentabilidade.
O revestimento autolimpante aplicado na superfície do vidro também pode oferecer proteção adicional contra danos causados por raios UV, corrosão e outros fatores externos que podem afetar o vidro.
Outro benefício é que esse material pode ser usado em uma variedade de construções, sendo instalado assim como qualquer outro vidro por um vidraceiro Curitiba, por exemplo.
Onde o vidro autolimpante pode ser instalado?
O vidro autolimpante pode ser instalado em uma variedade de locais onde a transparência e a limpeza são importantes. Entre eles janelas residenciais, permitindo uma visão clara para o exterior e reduzindo a necessidade de limpeza frequente.
Do mesmo modo, as fachadas envidraçadas dos edifícios comerciais podem se beneficiar do vidro autolimpante. Assim como as áreas como terraços, varandas ou áreas de piscina cobertas com vidro.
Alguns fabricantes de automóveis têm explorado o uso de vidros autolimpantes em veículos, reduzindo a necessidade de limpezas constantes dos vidros dos carros.
Assim sendo, o vidro autolimpante vem sendo uma opção inovadora que pode ser adaptado para diferentes tipos de vidro, como vidro laminado, vidro temperado ou vidro isolante.
Em relação à instalação, o vidro autolimpante é geralmente instalado por profissionais especializados em vidraçaria, como os que você encontra no mercado de vidraçaria em Curitiba.
Eles são capazes de seguir os procedimentos padrão de instalação de vidro, considerando as especificações do vidro autolimpante e as necessidades do local em que será instalado.
De qualquer forma é importante se atentar que mesmo o vidro autolimpante reduzindo a necessidade de limpeza, em ambientes com alta poluição ou acúmulo de sujeira é necessário realizar uma limpeza manual.