Há quem pense que a ansiedade está presente apenas em momentos ruins. Na verdade, ela pode, sim, aparecer quando ansiamos por algo positivo como, por exemplo, uma primeira viagem internacional. Afinal de contas, é natural se sentir ansioso para querer chegar logo no seu resort all-inclusive no México ou cumprir todo o roteiro da sua Eurotrip para Espanha, França, Itália, Suíça e Portugal.
Entretanto, apesar de ser algo normal, é preciso também saber como controlar essa ansiedade para evitar que ela o domine, pois em alguns casos, a pessoa se sente tão ansiosa que mal consegue se programar para essa grande experiência e não desfruta de toda a jornada.
Para isso, existem algumas técnicas que podem te auxiliar a diminuir a ansiedade e te auxiliar no preparo para a sua primeira viagem internacional.
Tenha tudo em suas mãos
Uma das grandes ramificações da ansiedade é a sensação de que se está esquecendo alguma coisa. Pessoas ansiosas têm a tendência a querer controlar o máximo de coisas possíveis e, por isso, uma primeira viagem internacional, que requer alguns passos antes mesmo do embarque, pode ampliar a sensação de ansiedade.
Por isso, uma das principais dicas é: tenha tudo em suas mãos. Faça um checklist de tudo que irá precisar, desde roupas até documentos, incluindo os mínimos detalhes. Sempre que sentir que está esquecendo de algo, reveja essa lista para ter certeza se realmente está faltando algo e, se for o caso, inclua o item.
Essa é uma forma de visualizar aquilo que muitas vezes fica apenas na cabeça, na memória, e assim tentar analisar a situação com calma, para evitar que a sensação de ansiedade se prolifere por algo que você já está se preparando.
Pesquise antes
Apesar dos ansiosos já quererem saber tudo antes mesmo da viagem, alguns deles ficam tão aflitos com a ideia de conhecer algo novo que acabam não pesquisando muito sobre o local. Porém, ao chegar nesse destino, sem a mínima noção do que fazer, a sensação de ansiedade pode ser pior.
Por isso, independente de quão ansioso você esteja, o ideal é fazer um pequeno roteiro de viagem. Pesquise por pontos turísticos, passeios por cidades próximas, bares, restaurantes, eventos esportivos, eventos culturais, como comprar determinados ingressos, como se locomover por ali e tudo o que julgar necessário para se familiarizar o máximo possível nessa primeira experiência fora do país.
Com todo esse planejamento anterior, é normal que a ansiedade para que a viagem chegue logo também comece a aparecer. Porém, é possível diminuir essa sensação.
Técnica de respiração
A técnica de respiração é um exercício de relaxamento que envolve inspirar por um determinado tempo, bem como segurar a respiração e expirar. Esse tipo de atividade ajuda a acalmar a sua mente, diminuir a ansiedade, reduzir o estresse e até mesmo iniciar a indução do sono.
O exercício mais comum consiste em inspirar por 4 segundos, realizando a contagem mentalmente, prender a respiração por 7 segundos e expirar por 8 segundos.
Meditação guiada
A meditação guiada segue o mesmo intuito das técnicas de respiração, pois tem como objetivo relaxar o corpo, diminuir a sensação de ansiedade e estresse e provocar intenso alívio físico e mental.
Há alguns aplicativos gratuitos que entregam esse tipo de serviço, mas a meditação guiada também pode ser facilmente encontrada na internet. O principal ponto aqui é realizar esse exercício em um lugar silencioso, preferencialmente escuro ou em luz baixa e com fones de ouvido, para seguir as recomendações e ter uma experiência completa.
Banho quente
É muito comum que pessoas ansiosas relatem a sensação de estar ‘fora do seu corpo’ quando apresentam um pico de ansiedade. Nesses casos, uma forma de tentar ‘restabelecer esse contato’ é através de um banho quente, com luz baixa e uma música relaxante ao fundo, pois assim você poderá relaxar e sentir mais essa conexão entre corpo e alma.
Exercícios físicos
Uma das melhores formas de diminuir a ansiedade é ocupando a cabeça com outra coisa que exija atenção e que movimente o seu corpo. Dessa forma, os exercícios físicos, independente de qual, são essenciais para controlar essa sensação.
Além de gastar energia, que fará com que você possa relaxar com mais facilidade, durante a prática, é comum que o indivíduo troque o pensamento constante naquilo que está lhe causando ansiedade, pela atenção ao movimento que deve ser executado.
Essas são algumas dicas que certamente irão te ajudar a diminuir a ansiedade pré-viagem. Não deixe que essa sensação tome conta de você, pois é muito melhor usá-la para proporcionar uma experiência inesquecível durante sua primeira viagem internacional.