Segundo o relatório da Statista, a maioria das pessoas estão presentes nas redes sociais, já que cerca de 4,15 bilhões de pessoas possuem cadastros em alguma plataforma.
Esse dado mostra que mais da metade da população global, o que dá 59,5%, está ativo nas redes sociais.
Levando esses dados em consideração, é uma necessidade que as empresas invistam em uma estratégia de marketing que envolva as redes sociais, afinal, com tantas pessoas online nesses canais, sua marca precisa estar nesse universo também.
Só assim você vai conseguir aproveitar todas as oportunidades, como uma empresa de rastreamento de veículos via satélite que está inserida nas redes sociais tem muito mais chances de conseguir clientes do que uma que não está presente no mundo digital.
Mas para que isso funcione é importante que se tenha um planejamento, e acima de tudo se conheça e entenda como funcionam essas plataformas, além das necessidades e anseios das pessoas que estão presentes.
Como investir em redes sociais?
É fundamental que você interaja com os seus clientes, pois assim você consegue alinhar essa estratégia com os objetivos de captar esses consumidores.
Exemplo, uma empresa de orçamento infraestrutura de rede pode criar conteúdos que informem sobre o seu serviço, como ele é feito e mostre as partes mais importantes desse processo.
Assim você consegue engajar seu público e de quebra fazer com que ele conheça mais do seu serviço. Veja algumas das vantagens ao investir nessa estratégia e como usar a favor da sua empresa:
- Tenha um blog;
- Mantenha seu conteúdo atualizado;
- Faça concursos e promoções;
- Trabalhe com calendários de conteúdo;
- Interaja com seu público;
- Participe das conversas;
- Avalie seus resultados.
Essas estratégias são importantes para conseguir conquistar seu público-alvo, mas acima de tudo fazer com que eles conheçam e se identifiquem com seus produtos e serviços, fortalecendo o relacionamento entre cliente e empresa.
Além disso, traz um maior tráfego para o site e ajuda a construir autoridade na marca, fazendo com que ela seja referência no mercado.
Vantagens e importância das redes sociais
Entenda que se a sua empresa tem uma rede social interessante, isso fará com que seus clientes fiquem cada vez mais interessados pelo seu conteúdo, fazendo com que eles possam apreciar seus produtos e serviços, tornando mais fácil a conversão de compra.
Por exemplo, uma empresa de manutenção cftv que publica em suas redes conteúdos de valor sobre o seu produto, com dicas e informações relevantes, não apenas focado em vendas, faz com que o cliente pare para apreciar as publicações.
Com um mercado cada vez mais disputado, é importante que sua empresa tenha um diferencial e conquiste seus clientes, mas para que isso aconteça é importante que se tenha um planejamento voltado para as mídias sociais.
Entenda que o perfil dos clientes mudou, e com isso sua empresa precisa acompanhar essas mudanças para não perder nenhuma oportunidade de negócio.
Por isso, se planeje e crie uma rotina para conseguir responder comentários, postar conteúdos, tirar todas as dúvidas que surgirem na sua inbox, assim você vai conseguir nutrir esse relacionamento.
Acima de tudo, é importante conhecer o seu público-alvo e como se comunicar com ele. Pense que esse é um grande diferencial, assim as pessoas vão se sentir mais acolhidas.
Como criar uma estratégia de marketing nas redes?
Como você já percebeu, estar inserido nas redes sociais é fundamental para a existência da sua marca para que você consiga os melhores resultados, então é importante se planejar e criar estratégias para te ajudar nessa tarefa.
Seja uma loja de cabeamento estruturado ou uma empresa de alimentos, é importante que se crie as melhores estratégias, pois além de permitir explorar todas as funcionalidades e vantagens desses canais, também irá te ajudar na sua rotina.
Elaborando tudo que você precisa fazer e acima de tudo seus objetivos fica muito mais fácil executá-los, otimizando seu tempo e garantindo os melhores resultados, por isso:
- Defina os seus objetivos;
- Identifique o seu público-alvo;
- Entenda como funciona todas as redes sociais;
- Crie um calendário de conteúdos;
- Produza conteúdo de valor;
- Elabore um plano de métricas;
- Interaja com seus clientes;
- Faça promoções;
- Tenha atenção à linguagem ao se comunicar com seu público;
- Conheça os melhores horários para fazer os seus posts.
Ao utilizar essas estratégias, será muito mais fácil gerir o seu negócio, assim como uma loja de camera de segurança com audio intelbras irá conseguir se organizar e criar conteúdo específico para seus clientes, gerando um maior engajamento e transformando a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.