Estratégias eficazes para conquistar e fidelizar clientes corporativos

A maior riqueza de qualquer corporação, independente do seu tamanho, seu status ou da área de atuação é justamente os seus clientes, o que seria de uma instituição sem consumidores fiéis, que compram com frequência e que mantém o fluxo de caixa todo mês no rotativo?

Ter uma base sólida de clientes faz total diferença para o sucesso de uma organização, trazendo conexões sólidas assim como um Cabo multiplexado e fortalecendo cada vez mais a empresa, mas se engana quem pensa que conquistar e fidelizar consumidores é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, ainda mais quando estamos lidando com os chamados clientes corporativos. 

Os clientes corporativos representam a empresa como um todo e negociam diretamente dentro do mercado B2B, diferente de um consumidor “comum”, eles são muito mais racionais e procuram enxergar sempre o lado mais sério de toda a situação, visando o bem da empresa, então dificilmente eles se apegam a fatores sentimentais, tudo com eles ocorre de forma mais pensativa visando é claro, o melhor para a empresa. 

Dessa forma, é preciso ser específico na hora de conquistar e fidelizar os clientes corporativos, no texto de hoje, separamos algumas estratégias que podem te ajudar nessa jornada, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda as necessidades dos seus clientes corporativos

Como citamos acima, o cliente corporativo tem um comportamento um pouco diferente do consumidor padrão, ele sempre vai buscar o bem da sua empresa, sendo assim, é necessário entender quais são as necessidades que aquela instituição possui para poder oferecer tudo da melhor forma possível. 

Procure estudar e compreender as necessidades dos seus clientes corporativos, o que eles procuram? Qual tipo de produto e serviço eles desejam? O seu Carrinho de supermercado é exatamente aquilo que eles precisam no momento?

Esse mercado B2B age muito através de suas necessidades, então estude o seu público-alvo, saiba o que eles precisam e busque preencher essas lacunas fornecendo a eles, exatamente o que desejam. 

Analise o mercado no qual seus clientes estão inseridos, e saiba ofertar o produto ou serviço certo para o cliente certo, acima de ter um bom charme, aqui é necessário ser assertivo naquilo que oferece, então faça as escolhas certas.

Preste um atendimento premium

Se tem uma coisa que faz total diferença na hora de conquistar os clientes é em relação ao seu atendimento, no ramo corporativo, os consumidores querem algo mais rápido, direto, mas que atende muito bem a sua demanda, então é preciso caprichar. 

Nada de estabelecer uma conversa rasa ou falar coisas sem sentido, é preciso conhecer o seu consumidor e criar uma comunicação que seja personalizada e otimizada, mirando as suas necessidades e principalmente atendendo às suas demandas. 

Treine a sua equipe para trazer um atendimento/suporte premium, coletando informações, compreendendo as necessidades e dando exatamente aquilo que o cliente corporativo procura, também faça o uso de chatbots para atender altas demandas e trazer ainda mais objetividade durante seu atendimento. 

É preciso estar online e fornecer informações e estabelecer contatos sempre com frequência, então busque dar exatamente aquilo que o seu consumidor corporativo procura. 

Ofereça um programa de fidelidade

Quem não adora um bom programa de fidelidade? Ainda mais dentro do setor corporativo, essa estratégia acaba sendo extremamente funcional e pode ser determinante para conseguir fidelizar seus consumidores. 

Geralmente no mercado B2B ao fechar um negócio, o seu cliente não vai comprar apenas uma Mangueiras de hidrante, ele irá realizar a mesma compra com frequência, então adotar um sistema de fidelidade com descontos e benefícios pode fazer com que fechar negócio com a sua empresa seja mais atrativa do que com os concorrentes. 

Isso ajuda a conquistar o público, que em uma eventual indecisão ou necessidade de escolher uma empresa, deve optar por aquela que apresenta algo diferente para o seu consumo. 

Programas de desconto progressivo, leve 2 pague 1, entrega gratuita, acumulação de pontos, enfim, essas são apenas algumas ideias que podem ser aplicadas e acredite, podem ser extremamente funcionais. 

Gere conteúdos em todas as etapas inclusive no pós-venda

Dentro do mercado B2B a principal estratégia de marketing é a geração de conteúdos, o marketing de conteúdo é essencial desde que seja muito bem feito, com temas relevantes e conteúdos completos que ajudam a informar o consumidor. 

Para conquistar o público, esse conceito também é muito bem aplicado, é preciso implementar os conteúdos em todas as etapas de compra do consumidor durante toda a sua jornada, desde sua entrada no topo do funil até a sua saída no fundo. 

Crie e entregue conteúdos de qualidade, personalizados, e que falem mais e melhor sobre seus produtos e serviços, explique sobre a sua empresa e mostre às pessoas, com o que você trabalha. 

Além disso, não se esqueça de manter o contato também no pós-venda, quanto mais mantiver uma boa relação, contando as novidades do mercado, mostrando autoridade e trazendo reconhecimento sobre a sua empresa de forma constante, maior a chance de fidelização. 

Ouça o cliente e colete feedbacks

Sabe aquela frase “o cliente tem sempre razão”, bom podemos afirmar que ela está certa, se você de fato, quer fidelizar e conquistar seus consumidores corporativos é preciso dar ouvidos a eles e atender suas demandas, procure compreender suas reclamações, sugestões e escute o cliente. 

Tenha uma área só para coletar feedbacks, seja dos seus produtos como sua Caixa De Papelão, dos seus serviços, do seu atendimento, ou de qualquer detalhe que eles queiram comentar. 

Toda opinião vinda de um consumidor é válida e ajuda no seu crescimento profissional, então colete o maior número possível de feedbacks e use isso a favor da sua empresa para o seu crescimento. 

Preparado para conquistar e fidelizar clientes corporativos? Comente abaixo o que achou do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!