A Internet abriu portas para que muitas pessoas tenham acesso facilitado a diversos assuntos e informações com apenas um clique. No entanto, em meio a tanto conteúdo, há quem propague dados errados e até mesmo falsos.
Isso já acontecia no mundo pré-internet, mas ganhou uma nova dimensão com a possibilidade de envio de textos, áudios e vídeos de maneira instantânea. No caso dos eletrodomésticos, por exemplo, temos a ideia de que o lava-louças gasta muito mais água e que a radiação do micro-ondas é prejudicial à saúde humana.
Por incrível que pareça, essas e outras crenças populares estão completamente erradas, até porque não há base científica na maioria delas. Pensando nisso, nós selecionamos uma lista com os maiores mitos sobre os eletrodomésticos para desmistificá-los de uma vez por todas.
9 mitos sobre eletrodomésticos
Lava-louças gasta mais água que lavagem manual
Quando se trata de lava-louças, o maior mito existente é o de que o eletrodoméstico gasta mais água que a lavagem manual. Na verdade, elas tendem a ser até mais econômicas, mas se forem usadas corretamente. Para isso, a dica é utilizar a capacidade adequada de peças para o ciclo escolhido.
Quantidade de sabão depende do nível de sujeira das roupas
Um erro bastante comum na hora de usar a máquina de lavar é achar que quanto mais suja estiver a roupa, maior deverá ser a quantidade de sabão utilizada. Na verdade, quem determina isso é o próprio fabricante da máquina. Além disso, o excesso de sabão pode manchar as roupas e, pior ainda, danificar o aparelho.
Forno autolimpante não precisa ser limpo
Outro pensamento equivocado é achar que uma peça autolimpante não precisa ser limpa. Na verdade, seu diferencial é a presença de um esmalte especial revestindo o forno, tornando a higiene do local mais prática, sem a necessidade de esfregar muito para a sujeira sair. No entanto, se não limpar com esse cuidado, a peça vai ficar suja.
Radiação do micro-ondas faz mal à saúde
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que a radiação do micro-ondas faz mal à saúde, sendo até mesmo cancerígena, porém não há qualquer evidência científica nisso. O forno do micro-ondas é projetado para conter a radiação eletromagnética (a mesma presente em lâmpadas), sendo inofensiva para os alimentos e para nós.
Uso do ar-condicionado pode causar gripe
Por diminuir a umidade do ambiente, o ar-condicionado pode irritar as mucosas nasais, especialmente em pessoas com quadros de rinite alérgica, o que não significa que o aparelho possa “gripar” alguém. Ressalta-se ainda a importância da manutenção periódica também para manter o ar limpo e livre de poeira e bactérias.
Aparelhos em inox são melhores porque o material não enferruja
Apesar de ser um material bem mais resistente que o clássico revestimento branco usado em geladeiras e fogões, o inox é sensível a produtos como alvejantes, saponáceos, solventes e até mesmo desengordurantes, podendo ficar manchado e até mesmo enferrujar.
Secar roupa detrás da geladeira não traz nenhum prejuízo
Verdade seja dita: quem nunca colocou uma calcinha ou cueca para secar na grade traseira da geladeira? Isso, porém, é prejudicial ao aparelho, já que os dutos da grade são responsáveis por tirar o calor do refrigerador e dissipá-los no ar. Ou seja, você está diminuindo a capacidade de resfriamento e desgastando sua geladeira.
Guardar ovos na porta do refrigerador pode causar salmonella
Um mito que assusta muita gente é a possibilidade de contaminação dos ovos por salmonella, caso eles fiquem guardados na porta da geladeira. A verdade é que esse tipo de contaminação só acontece se a casca do ovo estiver quebrada ou trincada – neste caso, é recomendado descartar o alimento para evitar riscos de intoxicação.
Máquinas modernas não estragam nenhum tipo de roupa
Por mais tecnológica que a sua máquina de lavar seja, é possível que ela estrague uma roupa que seja muito fina ou com tecido muito sensível. O certo é verificar o tipo de lavagem indicada na etiqueta da peça, verificando se há contraindicação de uso de máquina e recomendação de lavagem a mão.