O papel do marketing é muito mais do que vender, possibilitando que o negócio se conecte com as pessoas. Nesse contexto, o Marketing Digital é um dos principais investimentos para as empresas que desejam atrair novos clientes e fidelizá-los a longo prazo.
Para isso acontecer, o marketing precisa chegar até as pessoas, seja por meio de tráfego orgânico ou pago.
Para alcançar diferentes públicos, é possível investir em blogs e sites, permitindo a comunicação com o lead (potencial cliente) e a aplicação de diferentes estratégias de marketing.
O marketing digital é uma das principais ferramentas para aumentar os números de acessos, por exemplo, de uma loja virtual. Conseguir levar os visitantes para a sua página da web é algo que os aproxima da marca, além de ajudar na geração de leads.
Para conseguir este e outros bons resultados, os empreendedores precisam entender técnicas e estratégias para destacar a sua página na internet diante de tantos concorrentes.
Em um mercado com infinitas possibilidades, o seu negócio precisa se diferenciar dos concorrentes e aumentar o interesse dos usuários para criar novas oportunidades. Tudo isso também passa por ações para gerar tráfego.
Comece criando um site
Para criar estratégias de marketing digital direcionadas, o primeiro passo é desenvolver um site. A construção é fundamental, pois permite que a marca seja encontrada com mais facilidade, além de proporcionar uma excelente experiência de navegação aos visitantes.
Escolher um servidor de qualidade, que funciona 24hrs por dia, 7 dias da semana é outro ponto importante para garantir que as pessoas possam acessar o site sempre que quiserem.
Uma boa identidade visual e um design responsivo é outro detalhe importante para que a navegação dos usuários seja a melhor possível.
Com a página pronta, os profissionais podem se preparar para colocar as estratégias que ajudam a aumentar o tráfego em prática.
Dicas para aumentar o tráfego do site
As principais dicas que podem ajudar a melhorar o tráfego são:
- Otimize o seu site conforme os motores de busca
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que podem ser implementadas para que o seu site posicione melhor nos mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo, entre outros, ajudando a aumentar o tráfego do site.
Uma boa estratégia de SEO permite aproximar cada vez mais o conteúdo do seu website conforme as buscas feitas pelos usuários naquela temática.
Por exemplo, se você vende produtos artesanais, é importante que o tráfego venha de pessoas interessadas em comprar esses itens.
A partir de pesquisas detalhadas, é possível ganhar afinidade com as palavras-chave usadas pelo público e que se relacionam com o seu negócio, agregando palavras com:
- Grande volume de pesquisa (muito utilizada pelas pessoas);
- Com baixa concorrência (pouco usadas por empresas, tendendo a qualificar a pesquisa nos buscadores);
- Relevantes e direcionadas para o seu nicho.
- Invista na produção de conteúdos relevantes
Conteúdos relevantes ajudam muito nos resultados de SEO no seu site. Quando uma pessoa clica em um link no Google e sai rapidamente, por exemplo, isso é visto como negativo nos mecanismos de busca.
Já a produção de conteúdo relevante e o uso de inbound marketing, por exemplo, pode ajudar a criar um vínculo com o cliente ideal, informando, educando, agregando valor à marca e gerando autoridade para a empresa (o que permite reter esse usuário).
Isso ajuda a fixar a marca no imaginário do lead, algo que contribui no momento de fechar um negócio.
- Aposte em estratégias de divulgação nas redes sociais
Criar conteúdos de qualidade e pensar que as pessoas vão achá-los não é o suficiente. É necessário ser proativo e para aumentar o tráfego, as redes sociais são uma excelente estratégia para promover os conteúdos.
- Faça posts como convidado em outros blogs
Quando você tem um blog e faz publicações com frequência aumenta a sua autoridade. Com o tempo, isso cria oportunidades de parcerias com outros sites com afinidade de conteúdos, temas ou público.
Ao escrever um post para outro blog, você pode escrever uma breve biografia e colocar o link para o seu site.
Utilizando o link é possível aumentar as possibilidades de ganhar mais visitas e ter um excelente posicionamento nos buscadores.
Outras dicas que podem ajudar no aumento do tráfego são:
- Crie títulos com palavras-chave e que convertem;
- Não restrinja os seus conteúdos apenas a textos;
- Invista em anúncios pagos;
- Realize campanhas de e-mail marketing;
- Poste conteúdos em várias plataformas.
Estas e outras dicas são importantes e podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site.
Sendo assim, entender o conceito de tráfego pago e orgânico, colocando em prática algumas dicas são maneiras de conquistar o sucesso no seu negócio.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.