O rele temporizador é um componente eletrônico programável e com boas aplicações nos mais diversos projetos com Arduino e um ótimo objeto para o desenvolvimento dos seus conhecimentos nessa área, visto que ele tem funções básicas de temporizar e ligadas a energização.
Tal como pode ser usado em complemento a outros dispositivos (diodo retificador, display, etc) que promovem o funcionamento de um sistema microprocessado que aciona eletricidade, mesmo com o uso de energia, é possível utilizar relés numa montagem interessante seguindo um passo a passo.
O que é um relé temporizador?
Relé é um dispositivo eletromecânico que pode ser alterado conforme a passagem de corrente elétrica, o que significa que é um componente que se ajusta a comandos num tempo específico predeterminado, levando a ser chamado popularmente de timer.
Mas isto o torna flexível para operar em conjunto com suas ligações (comutação) e explorar diferentes funções precisas enquanto a duração de contagem. Para isso, temos alguns tipos de temporizador com um ou mais canais, botões e saídas.
Para que serve?
Relés desse tipo servem como peça-chave para regular um circuito, ou seja, controlar o tempo de uma operação, segundo sua programação. Quando inserido num circuito com passagem de corrente elétrica, esse relé serve para ligar ou desligar dispositivos em um determinado tempo.
Como funciona um relé temporizado?
O funcionamento do relé timer muito depende de como você irá usá-lo, principalmente do modo de operação. De forma básica, ele abre ou fecha um circuito em sequência do intervalo de tempo registrado.
É importante dizer que pode ser alimentado entre 6V e 30V. Inclusive, em seu módulo ajustável existem 4 pinos ao lado do display, mais 3 pinos do relé e a opção de alimentação via USB (5V). As funções do relé são:
- Retardar energização;
- Retardar desenergização (off delay);
- Pulso da energização;
- Definir o tempo de comutação.
Tais funções estão presentes em sistemas de iluminação, em indústrias, no setor de segurança e outros. Nesse sentido, os relés podem reproduzir bem, ainda que em menor escala com a ajuda de um Arduino.
Como programar relé temporizador?
Você pode começar com a montagem do circuito teste base, usando um resistor ligado ao botão de acionamento o qual é alimentado por uma bateria. Este primeiro plano (lado esquerdo) é o que irá dar a tensão que precisamos, ou seja, a alimentação e o rigger.
Do lado direito, ligamos uma lâmpada ao relé nos pinos comum (COM) e normalmente aberto (NO) para acionar sua própria tensão. Já na ligação do módulo, basta conectar um cabo USB já energizado. Com o circuito ligado, veja como programar relé temporizador Arduino:
- A primeira coisa é alterar a unidade de tempo, pressionando os botões SET e STOP até chegar em segundos ou minutos que você deseja;
- Use o primeiro modo (P1), para entender, apertando UP e DOWN para ajustar o tempo;
- A lâmpada será ligada ao apertar e segurar o botão de acionamento (alimentação esquerda) e então soltar;
- Para mudar desse gráfico para os demais modos (p1, p2, p3, etc.) basta fazer o mesmo controle.
Vale destacar que um módulo Arduino tem capacidade de 7 modos de funcionamento do seu relé, contendo operações diferenciadas tanto pela variação de segundos e minutos quanto pelo comando de apertar e soltar o botão de acionamento.
Onde encontrar relé temporizador e diodo retificador?
Na Eletrogate você encontra tanto o módulo de relé de preferência como demais componentes que permitem converter a corrente elétrica alternada para contínua, ligando e desligando lâmpadas e LED em mais frequências possíveis.
Compre agora nossos produtos de eletrônica como o relé temporizador Arduino para seu circuito funcionar bem, diodo retificador para corrente contínua, bem como qualquer dispositivo de criação. Com a Eletrogate, você tem garantias de qualidade de fabricação, os preços mais acessíveis e entrega direto na sua casa.