O Arduino é um dos componentes eletrônicos mais utilizados por aqueles que querem desenvolver um projeto. Isso se dá devido às vantagens que eles podem trazer, já que são práticos de usar, baratos e possuem vários tipos que se adaptam a qualquer projeto.
Alguns desses tipos são o Arduino Nano e o Arduino Uno. Essas placas são muito populares e despertam a curiosidade de qualquer pessoa que pensa em desenvolver um projeto eletrônico. Ao longo deste post, entenderemos tudo relacionado a esses dois componentes tão úteis, acompanhe!
O que é o Arduino Nano?
Trata-se de uma plataforma de computação com um sistema que pode interagir com o ambiente no formato de hardware e software. Devido a sua praticidade, essa placa é uma das mais requisitadas no mercado. Ela é pequena, fácil de usar e pode ser facilmente utilizada em pequenos projetos. O Arduino Nano possui as seguintes especificações:
● Microcontrolador: ATmega 328;
● Portas analógicas: 8;
● Portas digitais: 16;
● Memória Flash: 32 kB;
● SRAM: 2 kB;
● EEPROM: 1 kB;
● Tensão de operação: 5v;
● Tensão de entrada: 7-12v;
● Correntes pinos I/O: 40mA;
● USB mini;
● Velocidade do clock: 16 MHz;
● Dimensões: 45×18 mm.
Uma das principais características desta placa é a facilidade de manuseá-la já que o seu tamanho é bem reduzido. Porém, existe outra placa muito popular que pode executar as mesmas funções que a placa Nano, que é a Uno.
O que é o Arduino Uno?
Ao entrar no mundo da eletrônica e estudar sobre os componentes eletrônicos, é provável que o Arduino Uno seja a primeira placa que você tenha visto. Assim como os outros tipos de Arduino, essa placa interage com o ambiente por Hardware e Software. Quanto às especificações, o Arduino Uno possui:
● Microcontrolador: ATmega 328;
● Tensão de operação: 5v;
● Tensão de entrada: 7-12v;
● Portas analógicas: 8;
● Portas digitais: 14;
● Correntes por pino I/O: 40mA;
● USB normal;
● Velocidade do Clock: 16 MHz;
● Dimensões: 68×53 mm.
Podemos notar que existem diversas semelhanças entre as placas Arduino Nano e Uno, que possuem até o mesmo microcontrolador que permite que ambas as placas executem programas semelhantes. Porém, também existem algumas diferenças, e é importante estar ciente delas para tomar a melhor decisão ao adquirir a placa ideal para o seu projeto.
Quais as principais diferenças entre os componentes eletrônicos?
A principal diferença entre essas duas placas está no tamanho. Como podemos observar nas especificações, o Arduino Uno possui quase o dobro do tamanho da outra placa. Isso faz com que a placa Uno ocupe um espaço maior no sistema.
Além disso, as placas Uno são controladas por um USB normal, diferente das Nano que por serem muito menores devem ser controladas com um Mini USB. De resto, essas placas executam a mesma função e podem ser utilizadas em programas semelhantes.
Quando usar o Arduino Nano?
Vimos que a principal característica da Placa Nano é o seu tamanho pequeno. Isso faz com que essa placa seja o componente eletrônico ideal para trabalhar em projetos com pouco espaço, como lâmpadas e termômetros digitais, que por serem projetos mais compactos necessitam de componentes menores.
Quando usar o Arduino Uno?
A placa Uno é muito versátil e pode ser usada em praticamente qualquer tipo de projeto. Por ser fácil de usar, essa placa é recomendada principalmente para iniciantes que estão tendo os primeiros contatos com componentes eletrônicos. O Arduino Uno também pode ser usado em projetos mais elaborados, como detector de metais ou um relógio de xadrez.
Conhecer essas duas placas é fundamental principalmente para aqueles que estão iniciando agora no ramo da eletrônica. Ao entender as suas características, é possível saber qual delas utilizar no desenvolvimento de um determinado projeto.