Itens de segurança que não podem faltar na sua empresa

Garantir a segurança dos trabalhadores é papel da empresa e, para isso, ela contará com o auxílio de diferentes itens de segurança – que são indispensáveis em diversos setores.

A segurança é uma das prioridades quando falamos de trabalhadores que atuam em áreas como construção civil, indústrias, dentre outras.

Com o uso correto dos itens de segurança, além de garantir a proteção dos colaboradores, ainda promove uma boa produtividade e contribui para a reputação da empresa ser positiva.

A seguir, vamos analisar melhor os itens de segurança mais comuns nas empresas, como sistemas de alarme e vigilância, EPIs e muito mais.

Sistemas de alarme e vigilância

Os sistemas de alarme e vigilância estão entre os itens mais importantes para a segurança de qualquer empresa.

Através dos alarmes de segurança, é possível detectar possíveis intrusos, assim como incêndios ou outros tipos de emergências.

Enquanto isso, os sistemas de vigilância, como é o caso das câmeras de segurança, irão garantir o devido monitoramento do local – continuamente.

Além de serem sistemas que irão contribuir para a detecção de atividades criminosas, ainda garante que haja evidências em caso de ocorrer algum acidente.

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Os EPIs, equipamentos de proteção individual, são outros itens fundamentais quando o assunto é garantir a proteção de trabalhadores contra os possíveis riscos ocupacionais existentes no local e na função.

Como há diferentes necessidades específicas para esses equipamentos, a lista de EPIs é bastante ampla.

Abaixo, podemos conferir alguns dos principais divididos por setores.

Lista dos EPIs essenciais para diferentes setores da empresa

No setor de construção civil, os EPIs mais comuns são os seguintes:

  • Capacete de segurança;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Luvas de segurança;
  • Botas de segurança com biqueira de aço.

Já na área industrial que envolve produtos químicos ou áreas de testes (laboratórios), temos uma lista de necessidades um pouco diferente:

  • Respiradores;
  • Macacões de proteção;
  • Botas de borracha;
  • Óculos de proteção química;
  • Luvas de nitrilo.

E no setor de saúde, também temos muitas necessidades de EPIs, como:

  • Máscaras faciais;
  • Luvas descartáveis;
  • Aventais descartáveis;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares (para reduzir ruídos).

Extintores de incêndio e sistemas de supressão

No ambiente de trabalho, um dos grandes riscos à segurança dos colaboradores são os incêndios.

Neste caso, os extintores de incêndio acabam sendo essenciais para a segurança de todos – pessoas e bens.

Uma empresa séria deve estar bem equipada, contando com extintores de incêndio, sprinklers e outros itens essenciais.

Os sistemas de supressão automática também são importantes, especialmente para as empresas grandes e com espaços complexos.

Iluminação de emergência e sinalização de segurança

Quando há alguma emergência, contar com iluminação de emergência e sinalização de segurança é fundamental.

Isso irá contribuir para uma evacuação mais eficiente e, consequentemente, mais chances de que todos se mantenham em segurança.

Em casos de falta de energia, a sinalização de segurança e a iluminação de emergência também serão fundamentais.

Com placas de saída, sinais de alerta, etc, você poderá orientar seus funcionários e, durante a evacuação, ter grande sucesso.

Kits de primeiros socorros

Em casos de emergências, ou até mesmo no dia a dia, ter kits de primeiros socorros disponíveis na empresa irá garantir mais segurança aos funcionários.

Em um kit como esse, é possível encontrar uma variedade de suprimentos médicos básicos para emergências – ajudando a tratar pequenos ferimentos, oferecer uma assistência temporária em casos mais complexos enquanto espera a chegada dos profissionais de saúde.

Um kit de primeiros socorros pode salvar vidas em casos de emergências.

Treinamento de segurança para funcionários

Não adianta nada ter todos os equipamentos disponíveis e demais itens se não houver o devido treinamento de segurança para os funcionários.

As empresas são responsáveis por seus colaboradores no local de trabalho e, por isso, precisam garantir que eles saibam se proteger quando necessário.

Treinos e simulações são fundamentais para definir quem será o líder encarregado da evacuação, quais são as saídas de emergência, o que fazer e não fazer, dentre outras instruções.

O modo de uso dos EPIs também deve ser mostrado, afinal, o uso equivocado pode acarretar em acidentes da mesma forma.

Planos de evacuação e procedimentos de emergência

Por fim, para que a segurança nas empresas estejam devidamente completa, é preciso haver planos de evacuação e procedimentos de emergência.

Um plano de evacuação e um procedimento de emergência irá garantir mais eficiência em um momento de necessidade, além de ajudar a reduzir a sensação de pânico por ter um plano a seguir.

Tenha rotas de fuga já definidas, instruções específicas para cada tipo de emergência, pontos de encontro externos, dentre outros.

Com esses cuidados e o devido conhecimento, é possível ter sucesso na evacuação e na garantia de segurança no ambiente de trabalho.