Ideias infalíveis e ações estratégicas de Marketing para Pizzarias: Confira as dicas

O ramo da pizzaria é um dos mais bem sucedidos do mercado de alimentos, inclusive, um dos últimos que sofre consequências devido a movimentos ou oscilações da economia.

No entanto, também é um mercado com muitos concorrentes, porque existem vários negócios no segmento.

Por isso, é tão importante desenvolver um Marketing para Pizzarias, porque é uma forma de divulgar o negócio e ganhar visibilidade na área.

Mas, o marketing precisa estar alinhado com seu público consumidor, assim como com o mercado.

A seguir, confira as melhores dicas de Marketing para Pizzarias.

Veja também: Quais são os 3 objetivos do Inbound Marketing.

Por que o Marketing para Pizzarias é importante?

O Marketing para Pizzarias é importante porque é uma forma de fornecer visibilidade ao negócio.

Além disso, por meio do Marketing para Pizzarias é possível captar novos clientes, ter forte presença em canais digitais e aumentar a possibilidade de crescimento.

Monte um plano de marketing

Inicialmente, é necessário montar um plano de marketing, para fazer dar certo o Marketing para Pizzarias.

Desse modo, ter uma agência de marketing digital é uma forte aliada. Através dela, é possível ter um plano de marketing que permite que as estratégias sejam pensadas e direcionadas ao seu público estrategicamente.

O plano de marketing consiste em um documento que auxilia o negócio, por ter informações específicas.

Nesse sentido, no plano de marketing, estão: objetivos do marketing; orçamento do marketing; cenário do mercado atual, inclusive desafios, concorrentes e oportunidades.


Como também, pontos fracos e fracos do negócio, responsáveis pelo desenvolvimento de ações de marketing, ações que serão realizadas, cronograma de desenvolvimento e entrega das ações.

Assim como, indicadores para medir os resultados das campanhas e ações de marketing.

Isso significa, que o plano de marketing funciona como o guia que direciona as estratégias de marketing para pizzarias, de forma eficiente e intencional.

Além disso, para criar um plano de marketing para pizzarias eficiente é necessário pesquisar sobre o mercado e seu público-alvo.

Para isso, é possível contar com uma equipe de marketing, porque é um processo minucioso, o de planejamento.

Mas também, é possível fazer sozinho, sendo que para isso é necessário pesquisar bastante sobre Marketing para Pizzarias.

Atue em canais diferentes

Para encontrar clientes, é necessário estar presente em diferentes canais e plataformas, porque o cliente final utiliza mais de um canal ou plataforma.

Desse modo, não basta ter apenas um site com número de telefone e cardápio e achar que fez o Marketing para Pizzarias.

É necessário, estar e atuar em diferentes canais e plataformas, como redes sociais, sites, aplicativos de delivery.

Cada público, tem preferência de utilizar um dispositivo específico ou canal, de acordo com o momento.

Porque, um consumidor final, pode decidir comprar uma pizza porque estava nas redes sociais e viu; outro porque está comemorando algo; outro porque vai estar no trabalho até mais tarde.

E com isso, alguns vão querer ligar, outros vão pedir em aplicativos de comida, outros vão procurar no Google, outros vão entrar em contato diretamente pelas redes sociais.

Nesse sentido, para aumentar suas possibilidades de vendas e de encontrar mais clientes, é essencial que em diferentes plataformas estejam informações da pizzaria.

No entanto, é importante que elas estejam alinhadas com o Marketing para Pizzarias, assim como os canais e plataformas.

Porque, para investir em Marketing para Pizzarias em determinados lugares, é importante conhecer a preferência dos clientes e onde eles estão.

Ademais, faça uma análise minuciosa sobre onde seus concorrentes atuam e verifique o engajamento nesses ambientes.

Além disso, encontre lacunas e oportunidades de se destacar dos demais concorrentes, porque isso é importante.

Por fim, você poderá consultar especificamente seus clientes, sobre os canais e plataformas que mais usam para receber informações e ofertas.

Use mídias diferentes

Nos canais e plataformas, onde você irá divulgar seu negócio, terá que utilizar diferentes tipos de mídias para se comunicar com seu público-alvo.

Isso significa, que em suas ações de Marketing para Pizzarias, será possível utilizar fotos, vídeos, textos, áudios, materiais gráficos, gifs e outros.

Isso é muito importante, porque o consumidor atual recebe uma infinidade de informações, então de alguma forma você precisa chamar sua atenção.

Desse modo, um vídeo, imagem com design e qualidade profissional, terá mais possibilidades de captar o consumidor.

E se tiver um texto que capte o olhar do consumidor, porque é criativo e alinhando com a língua do seu público, você estará no caminho certo.

Ademais, para isso, é possível utilizar diferentes ferramentas, desde ferramentas como o canva que produz imagens para redes sociais.

Mas também bancos de fotos e imagens gratuitas, no qual o usuário pode escolher designs e imagens para suas publicações.

Além disso, é possível ter guias de tamanhos de imagens, com formatos ideais de mídias para publicações em redes sociais.

Compartilhe conteúdo de acordo com o interesse do seu público consumidor

O marketing de conteúdo, integra o marketing em si, sendo caracterizado como uma estratégia de marketing voltada a divulgação de informações importantes para públicos específicos, com a finalidade de chamar a atenção do público e conquistar sua fidelidade.

Desse modo, inicialmente, a pizzaria compartilharia algum conteúdo, em foto, texto, vídeo que interessa seu público-alvo.

O foco da divulgação do conteúdo deve ser auxiliar o cliente de alguma maneira ou que de alguma forma esteja alinhada aos seus interesses e relacionadas ao negócio.

Alguns exemplos dessas estratégias, são: fazer um vídeo explicando como preparar as massas; falar sobre tendências no universo das pizzas; desenvolver conteúdos com dicas sobre como harmonizar diferentes vinhos com pizzas.

Como também, recomendar filmes para assistir comendo pizzas, fazer infográficos detalhados sobre os diferentes sabores e origens.

Porque, pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, certamente também podem se tornar clientes.

E quando a marca chama a atenção desse público, através de informações importantes, desenvolve um relacionamento com esses clientes e aumenta a possibilidade de escolherem sua pizzaria.

Para colocar isso em prática, você pode procurar guias, cursos gratuitos de como vender por meio do conteúdo e desenvolver as estratégias de marketing.