Marketing para ONGS | As organizações sem fins lucrativos têm orçamentos apertados, e pode ser complicado conscientizar sua causa com fundos limitados. Felizmente, existem estratégias de marketing que organizações sem fins lucrativos podem implementar para obter o máximo de seus centavos.
Este artigo compartilha ferramentas para desenvolver uma estratégia de marketing, envolver-se com seu público e, esperamos, encontrar novos apoiadores e doadores ao longo do caminho! Confira mais detalhes em nosso site.
Marketing para ONGS: Dicas Top
Promova sua ONG no Facebook
Você sabia que mais de 750.000 organizações sem fins lucrativos usam o Facebook para compartilhar suas causas e criar consciência? Hootsuite observa que 2,41 bilhões de pessoas usam o Facebook mensalmente; uma página sem fins lucrativos pode compartilhar sua mensagem em todo o mundo, incluindo eventos e atividades organizadas.
As organizações sem fins lucrativos também vão querer considerar a criação de um grupo dedicado a seus apoiadores e usar as ferramentas de arrecadação de fundos do Facebook para coletar doações e permitir que seus apoiadores ajudem a arrecadar fundos com botões de doação, bem como com campanhas de arrecadação de fundos de aniversário. Outro benefício é o acesso a relatórios de transações de doação, disponíveis nos recursos de relatórios.
Se você está se perguntando se o Facebook é a plataforma social correta para sua organização sem fins lucrativos, aqui estão as estatísticas:
- 18% dos doadores em todo o mundo doaram através das ferramentas de arrecadação de fundos do Facebook
- 88% dizem que provavelmente darão através da captação de recursos no Facebook no futuro
- 84% dos usuários do Facebook compartilham para mostrar seu apoio a uma causa e destacar questões que são importantes para eles
O Impacto do Conteúdo Visual
Quer uma organização sem fins lucrativos tenha sido aprovada para o Programa de concessão de anúncios do Google ou esteja desenvolvendo marketing de conteúdo para canais de mídia social, visuais de alta qualidade são essenciais para qualquer campanha de marketing bem-sucedida. Segundo a HubSpot, 65% das pessoas têm maior probabilidade de reter essa informação.
Que tipos de visuais você deve compartilhar? No centro, você vai querer se concentrar em imagens que transmitam a missão da organização sem fins lucrativos e seu impacto. Entretanto, as imagens também podem falar sobre os muitos aspectos da organização sem fins lucrativos, como o pessoal e os voluntários que trabalham nos bastidores e aqueles que se beneficiaram dos objetivos da organização sem fins lucrativos.
Instagram é uma plataforma de mídia social centrada na imagem e mais da metade dos usuários têm entre 18 e 29 anos de idade. Esta faixa etária e milenares são conhecidos por serem muito ativos em dar por uma causa e apelar para eles em uma plataforma que eles usam poderia gerar novos apoios e doadores. As organizações sem fins lucrativos não têm que gastar muito dinheiro para criar gráficos atraentes. Programas gratuitos, como o Canva, têm centenas de modelos gratuitos. Antes de começar, decida sobre fontes e use esquemas de cores que combinem com a marca de sua organização sem fins lucrativos.
Blog para Espalhar a Palavra
Embora as organizações sem fins lucrativos não sejam empresas no sentido tradicional, elas querem levar os consumidores a seus websites e criar consciência para suas causas e missões. Uma maneira de pensar em blogs consistentes é como uma ferramenta de publicidade gratuita que oferece oportunidades para compartilhar informações com os consumidores, que podem ser doadores potenciais e/ou voluntários, e como uma forma de tornar a sem fins lucrativos uma autoridade sobre o assunto. Outro benefício dos blogs regulares é que eles fornecem mais conteúdo para os mecanismos de busca.
Com um blog, as organizações sem fins lucrativos podem contar sua história, seu caminho, mas não se concentram apenas na organização. Pense criativa e estrategicamente em maneiras de compartilhar a história de vários ângulos, como por exemplo:
- Compartilhar marcos
- Postar sobre notícias de última hora e a tomada de posse de sua organização
- Promover eventos próximos ou passados
- Compartilhar histórias, nos bastidores e destacar as que estão na vanguarda
- Histórias em destaque sobre apoiadores que têm ajudado sua causa sem fins lucrativos
- Incorporar vídeos
- Compartilhar estatísticas em infográficos digeríveis
- A versatilidade de um blog vai além de um post em seu site; é uma poderosa ferramenta de alavancagem para compartilhar em mídias sociais, em campanhas de e-mail e boletins mensais, e pode ser compartilhada e recompartilhada por seus seguidores.
Conecte-se com seus apoiadores
O e-mail é uma das estratégias de marketing mais eficazes porque ele se encaixa em uma comunidade cativa, seja para um negócio, uma marca ou uma causa. Investir tempo em uma campanha de e-mail e em um boletim informativo mensal pode ser um longo caminho para aumentar a visibilidade da marca, envolver-se com apoiadores, encontrar novos apoios e angariar doações.
Depois de enviar o e-mail, remova quaisquer e-mails de retorno (isto significa que o endereço de e-mail não é bom) e reveja os dados dos relatórios para descobrir a que destinatários estão respondendo e formas de melhorar o boletim e seu conteúdo.
O design do e-mail e do boletim informativo é vital para o envolvimento do público, pois o tamanho do usuário aumenta um e-mail em menos de um segundo.
Mídias sociais
A mídia social é uma forma de as organizações sem fins lucrativos se conectarem com seus apoiadores e se engajarem com eles diariamente. Os negócios são frequentemente tentados a estar em todas as plataformas, e com estatísticas como estas pela Hootsuite, é tentador seguir o exemplo:
- Instagram: 1 bilhão de usuários mensais
- Facebook: 2,5 bilhões de usuários mensais
- Twitter: 152 milhões de usuários diários monetizáveis
- Interesse: 335 milhões de usuários mensais
- LinkedIn: 675 milhões de usuários mensais
- Snapchat: 218 milhões de usuários mensais
- YouTube: 2 bilhões de usuários mensais
No entanto, para ser conhecedor das mídias sociais, qualquer negócio precisa ser exigente. Com fundos limitados e recursos voluntários, uma organização sem fins lucrativos precisará primeiro atender a sua base atual de clientes e sua plataforma de escolha. Ao acrescentar plataformas sociais adicionais, dedique tempo para entender cada plataforma, quem a utiliza, e depois examine como os recursos da organização podem ser alocados.
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